Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (2/12) no site da Globo Rural.

Alimentos mais caros na Ceagesp

 (Foto: Pexels)

 

O índice de preços dos alimentos no atacado da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) fechou novembro com elevação de 2,14%, na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, a alta é de 17,5% e chega a 15,9% desde o início do ano.

Disparada nos preços do arroz

(Foto: Irga/Divulgação)

 

Embora tenham contribuído para recuperação de margens dos produtores após cinco anos consecutivos de prejuízo, os preços recordes do arroz observados desde o início do segundo semestre foram aproveitados por uma minoria dos rizicultores do Rio Grande do Sul, que concentra a maioria da produção nacional do grão.

Mais focos de gafanhotos no RS

(Foto: Site Santo Augusto Urgente)

 

Produtores de mais dois municípios relataram o aparecimento de gafanhotos na região noroeste do Rio Grande do Sul, que fica a cerca de 50 km da fronteira argentina. Os novos focos foram relatados em Bom Progresso e Coronel Bicaco, cidades vizinhas a Santo Augusto e São Valério do Sul, onde surgiram as primeiras infestações.

O Comitê de Emergência Fitossanitária do Estado identificou espécie como não migratória e diferente da que se proliferou na Argentina. Fiscais seguem monitorando a região.

França e a soja brasileira

 (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

 

Depois de fazer muita pressão sobre o governo brasileiro na questão do desmatamento, o presidente da França, Emmanuel Macron, passou à ação. O governo francês anunciou um pacote de 100 milhões de euros para elevar o cultivo de leguminosas no país em 40% em três anos.

Imposto de importação de trigo zerado

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/12) um decreto estabelecendo concessão tarifária para a importação de trigo. Pelo decreto, a tarifa será zerada para uma cota global mínima de 750 mil toneladas anuais. A medida vale para trigo, trigo duro e mistura de trigo com centeio (méteil).

Operação contra furto de cargas de grãos

(Foto: Divulgação/Polícia Civil RS)

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu na manhã desta quarta-feira membros de uma quadrilha especializada em furto de cargas de soja, arroz, trigo e milho que atuava no Estado há cerca de cinco anos, causando um prejuízo de R$ 1 bilhão, especialmente para as empresas do ramo de seguro de cargas. 

Déficit de armazenagem de grãos

 (Foto: Amanda Gaban/Divulgação)

 

Em 2021, ano em que se prevê mais um recorde de produção de grãos no Brasil, o déficit de capacidade de armazenagem estática deve ultrapassar a barreira das 100 milhões de toneladas. Estimativa é da consultoria Cogo, que já aponta falta de 87,4 milhões de toneladas em 2020. Para Conab, gargalo pode ocorrer em cinco anos. 

Vacinação contra aftosa prorrogada

 (Foto: Wenderson Araujo/Sistema CNA/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura prorrogou a campanha de vacinação contra febre aftosa em 13 Estados. O prazo final se encerraria na segunda-feira (30/11), mas foi ampliado por causa das dificuldades causadas em função da pandemia de coronavírus. Esta etapa da vacinação deve imunizar bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

Associação de suco integral

(Foto: Thinkstock)

 

As indústrias de sucos integral se uniram para criar a Associação Brasileira das Indústrias de Suco Integral (Sucos BR). Conforme comunicado da entidade, lançada oficialmente em 20 de novembro, o suco integral é aquele que não tem em sua composição nada artificial.
Source: Rural

Leave a Reply