Skip to main content

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura de SP (à esquerda), e Sérgio de Zen, diretor de política agrícola da Conab (Foto: Mastrangelo Reino/SAA-SP)

 

O governo do Estado de São Paulo assinou nesta quinta-feira (26/11) um acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para intercâmbio de dados agropecuários.

A medida permitirá que os institutos de pesquisa de São Paulo, como o IEA, tenham acesso a informações coletadas pelo governo federal, que passa a ter à disposição levantamentos de preço realizados no Estado.

saiba mais

São Paulo anuncia investimento de R$ 6 bilhões em ferrovias

 

“O que teremos, com certeza, é mais transparência e, portanto, uma governança e uma segurança maior desses dados”, explica o secretário de agricultura do Estado, Gustavo Junqueira.

Segundo ele, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), a medida também é estudada por outros Estados com institutos próprios de pesquisa, como Mato Grosso e Paraná.

saiba mais

Raizen inaugura usina de biogás no interior de São Paulo

 

Além de padronizar informações, o acordo deverá reduzir custos e despesas com estatísticas, possibilitando a realização de estudos e análises de conjuntura mais alinhadas entre os institutos estaduais e a Conab.

“Até então, nós mandávamos as informações do Estado para o governo federal e elas não retornavam. A gente tinha que replicar o mesmo esforço de processamento aqui”, explica Junqueira.

saiba mais

Brócolis italiano colhido em SP chegará em edição limitada aos supermercados

 

É o caso do acompanhamento de preços médios dos alimentos praticados no atacado, realizado pelo IEA. Atualmente, o instituto usa uma base própria de informações coletadas no mercado, mas que não inclui informações da Ceagesp, de administração federal. A partir do acordo, os dados de preços da central de abastecimento serão incluídos nas análises do mercado atacadista feitas pelo IEA.

“Também estamos expandindo a conversa com outros institutos e órgão de pesquisa para que tenhamos todos acesso a mesma base de informações, para que haja uma convergência maior do trabalho das pastas de agricultura e caminhando para um grande big data do agro”, destaca o secretário de agricultura paulista.
Source: Rural

Leave a Reply