Skip to main content

(Foto: Fellipe Abreu/Editora Globo)

 

A receita com exportações de máquinas para agricultura aumentou 16,9% em outubro ante igual mês de 2019, mas ainda acumula retração de 1,3% entre janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O setor continua apresentando o menor recuo das vendas externas no ano, conforme a entidade.

saiba mais

Falta de matéria-prima para produção desafia indústria de máquinas agrícolas

 

Em outubro, a receita total com exportações apurada pela Abimaq, considerando todos os setores representados, foi de US$ 664,82 milhões, recuo de 8,8% ante outubro do ano passado. No acumulado do ano, o valor chega a quase US$ 5,997 bilhões, 26% abaixo do registrado no mesmo intervalo de 2019.

"O timing da recuperação das exportações ainda é uma incógnita, diante da ameaça de segunda onda de Covid-19 nos países desenvolvidos. O fechamento de fronteiras, restrições para comercialização e baixa demanda limitam a normalização das vendas de máquinas ao exterior", explica a entidade em relatório.

saiba mais

Nova plataforma permite registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

 

Em relação às importações de máquinas para agricultura, houve aumento de 24,5% em valores em outubro, mas queda de 27,8% de janeiro a outubro, em ambos os casos tomando por base a comparação anual.

A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq (CSMIA) reúne cerca de 400 fabricantes de máquinas para o setor, incluindo maquinário para preparo do solo, plantio, trato cultural, colheita, pós-colheita, criação de animais (pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura etc), tratores, estruturas para armazenagem de grãos, peças e componentes.

saiba mais

Venda de máquinas agrícolas cresce 7,2% em outubro

 
Source: Rural

Leave a Reply