Skip to main content

O filho do presidente Jair Bolsonaro acusou a China de espionagem por meio da tecnologia 5G. (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

 

Pela segunda vez no ano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) irritou os maiores parceiros comerciais do agronegócio brasileiro, que reagiram com ameaças. Em suas redes sociais, o filho do presidente Jair Bolsonaro acusou a China de espionagem por meio da tecnologia 5G. Nesta terça (24/11), os chineses acionaram o Itamaraty para reclamar da publicação que, posteriormente, foi apagada por Eduardo.

Na nota enviada à diplomacia brasileira, os chineses disseram que Eduardo, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, “solapou” a relação amistosa entre os dois países e por isso o Brasil poderá “arcar com as consequências negativas”.

"Na contracorrente da opinião pública brasileira, o deputado Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil", diz um trecho da nota.

saiba mais

Produção de suínos na China mostra retomada e oferta melhora em outubro

Bolsonaro volta a defender uso do "boi-bombeiro" para reduzir queimadas no Pantanal

 

Os chineses afirmam que é necessário que Eduardo e algumas personalidades da política brasileira deixem de seguir a retórica da extrema direita norte-americana e cessem as calúnias contra a China. “Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil.”

No primeiro semestre deste ano, a China recebeu 40% das exportações agrícolas brasileiras, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. De janeiro a junho deste ano, foram gerados US$ 20,5 bilhões com as vendas de produtos agrícolas para o país asiático ante uma receita total de exportações recorde de US$ 51,63 bilhões, 9,7% a mais que o registrado no primeiro semestre de 2019.
Source: Rural

Leave a Reply