Skip to main content

Luciana Franklin foi a vencedora do prêmio qualidade da bebida (Foto: Secom Rondônia/Divulgaçãõ)

 

A produtora de café Luciana Franklin ganhou um trator compacto modelo R65  com cabine original de fábrica da LS Tractor no 5º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé)  de Rondônia, realizado em Cacoal, neste mês. Ela foi a vencedora do prêmio qualidade da bebida. Foi a segunda vez consecutiva que uma mulher leva o maior prêmio do concurso, promovido pelo governo de Rondônia.

O café de Luciana recebeu 90,42 pontos. "É acreditar, unir a família, batalhar junto todo dia, sob sol ou chuva, não desistir quando as coisas não dão certo e colher os resultados. Minha família e eu trabalhamos com muito amor", conta Luciana, que é do município de Novo Horizonte D’Oeste. Ela trabalha com o marido, Valdecir Franklin, e tem ainda a ajuda da filha Thais, de 17 anos, que cursa escola agrícola. Eles cultivam 15 mil pés de café em sete hectares e não possuíam trator. O prêmio está avaliado em R$ 130 mil.

saiba mais

Brasil pode exportar volume recorde de café, diz presidente do Cecafé

Impactos da seca sobre a safra 2020/2021 preocupam cafeicultores

 

No ano anterior, a vencedora foi a engenheira agrônoma Poliana Perrut. Atuando pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Poliana deu assistência técnica para a vitória de Luciana. "Ver a conquista dela foi uma das maiores emoções e alegrias da minha vida profissional. Eu tentei transmitir as técnicas e motivar outras famílias que atendo e que foram muito bem neste Concafé. Tentei mostrar que esse sonho é possível, independente do tamanho da propriedade e da renda.”

Rondônia produz 97% do café da Amazônia, denominado “Robusta |Amazônico”. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado é o terceiro maior produtor da espécie Coffea canephora (conilon e robusta), atrás do Espírito Santo e Bahia.
Source: Rural

Leave a Reply