Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (19/11) no site da Globo Rural.

Balança comercial do agro

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

A balança comercial do agronegócio brasileiro registrou superávit recorde no acumulado de janeiro a outubro deste ano, com saldo de US$ 75,5 bilhões. A receita com exportação foi de US$ 85,8 bilhões, alta de 5,7% em comparação com igual período de 2019, informa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. O volume exportado foi de 189,4 milhões de toneladas nos dez primeiros meses do ano, aumento de 12,4%.

Exportações de café

café (Foto: Pixabay)

 

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, disse que, possivelmente, o Brasil deve bater recorde histórico de exportação de café em 2020. "Se nós continuarmos na mesma batida, vamos atingir ao redor de 43 milhões de sacas de café, entre cafés verdes, solúveis e industrializados, na exportação", disse Carvalhaes, na Semana Internacional do Café, realizada na noite de quarta-feira (18/11) e promovida de forma online.

Biodiesel

 (Foto: Thinkstock)

 

A autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para importação de matéria-prima para a produção de biodiesel foi criticada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que disse lamentar a decisão. Em nota, Abiove disse lamentar decisão do Conselho Nacional de Política Energética, além de apontar riscos para os negócios. 

Arroz retido

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

Dois navios carregados com arroz em casca importado da Guiana chegaram ao Brasil com insetos vivos e precisarão passar por um período de quarentena até terem a carga liberada no país, informou o Ministério da Agricultura. A pasta identificou problema em duas cargas vindas de Guiana. Uma delas, de 19,6 mil toneladas, já foi pulverizada com inseticida.

Contratos do Incra

 (Foto: Pedro França/Agência Senado)

 

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19/11) a Medida Provisória 993/2020, que prorroga 27 contratos de pessoal com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) até 28 de julho de 2023. Agora, o texto segue para promulgação. A MP havia sido aprovada na Câmara na quarta-feira (18/11) e precisava ser votada pelos senadores antes da próxima terça-feira (24), quando perde a validade.

Bancada Ruralista

 (Foto: Agência Brasil)

 

Passado o primeiro turno das eleições municipais, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) espera pela apreciação de propostas de interesse do setor rural no Congresso. O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA, destaca que é preciso discutir projetos sobre temas como licenciamento ambiental, agroquímicos, regularização fundiária e conectividade, além das reformas tributária e administrativa.

Seca na cafeicultura

(Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

Depois de colherem uma safra 30,3% maior este ano – de 18,2 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – os produtores de café do Sul de Minas Gerais estão apreensivos com o próximo ano. Além da bienalidade negativa das lavouras, que derrubaria a produtividade nacional naturalmente, o atraso nas chuvas deste ano deve contribuir para uma queda expressiva na produção de 2021, chegando a 35% em Nova Resende.

Soja de áreas desmatadas

 (Foto: Scott Robinson/CCommons)

 

Sete grandes redes de supermercado francesas – Carrefour, Casino, Auchan, Lidl, Système U, Mousquetaires e Leclerc – anunciaram que vão incorporar cláusulas de não desmatamento vinculado à soja nos contratos com fornecedores a partir de janeiro de 2021. A regra inclui o Brasil ao proibir a importação de soja de áreas do Cerrado desmatadas após 1º de janeiro de 2020. O compromisso abrange tanto o desmatamento ilegal quanto o legal.

Covid em animais

(Foto: Getty Images)

 

É ainda um mistério para a ciência como o Sars-Cov-2 passou de animais para humanos. Especula-se que, possivelmente, um pangolim muito utilizado na culinária exótica chinesa tenha sido contaminado e afetado as pessoas, chegando a atual pandemia. Mas ainda são suposições. Assim, a Covid-19 em animais motivou pesquisa científica sobre riscos de contágio. No Paraná, trabalho dos pesquisadores visa mapear as possibilidades de transmissão entre animais de estimação e seus donos. 
Source: Rural

Leave a Reply