Skip to main content

(Foto: Editora Globo)

 

Sete grandes redes de supermercado francesas – Carrefour, Casino, Auchan, Lidl, Système U, Mousquetaires e Leclerc – anunciaram que vão incorporar cláusulas de não desmatamento vinculado à soja nos contratos com fornecedores a partir de janeiro de 2021.

A regra inclui o Brasil ao proibir a importação de soja de áreas do Cerrado desmatadas após 1º de janeiro de 2020. O compromisso abrange tanto o desmatamento ilegal quanto o legal. 

saiba mais

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

 

"Coletivamente, temos mais peso para atuar. Convocamos todos os atores da cadeia de abastecimento a se unirem a nós para lutarmos juntos contra o desmatamento e a conversão de terras ligados à cultura soja", disse Bertrand Swiderski, diretor de responsabilidade social corporativa do Grupo Carrefour.

"O manifesto dos supermercados é um movimento muito importante do mercado, porém, para ser eficaz, essa movimentação voluntária deve se traduzir rapidamente na implantação de planos de ações consistentes", explica Klervi Le Guenic, responsável pela campanha da Canopée, uma organização social francesa.

saiba mais

Investidores elevam exigência por um agro mais sustentável no Brasil

 

Para Etelle Higonnet, coordenadora de Mighty Earth, organização que trabalha para reduzir o desmatamento de florestas tropicais, os supermercados ouviram os consumidores. A Mighty Earth ainda publicou um apelo aos traders de soja, às empresas que usam a oleaginosa para alimentação animal e ao setor de restaurantes para que assinem o manifesto.
Source: Rural

Leave a Reply