Skip to main content

Azeite de oliva (Foto: Reprodução/Pixabay)

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) comunicou a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) a proibição de comercialização de nove marcas de azeite de oliva, sob suspeita de fraude. Os produtos devem ser retirados das plateleiras e não ser mais oferecidos aos consumidores.

Os produtos vendidos como azeite de oliva extra virgem eram, na verdade, óleo de soja. Segundo a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), os investigados misturavam o óleo, colocavam em garrafas e vendiam como se fosse um produto mais caro.

A ação do Mapa é fruto de investigação realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Decon, que desarticulou, na semana passada, uma organização criminosa especializada na falsificação de azeites.

saiba mais

Operação prende três por furto de cargas de soja no Sul

Ministério da Agricultura suspende 31 mil registros de pescadores artesanais

 

Os produtos colocados sob suspeita de adulteração eram comercializados na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo. Segundo o Ministério da Agricultura, há informações de que os produtos eram enviados para outros estados.

“A adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública”, declara o coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso.

Por meio da operação Havana, deflagrada na última quarta-feira (11/11), a Decon cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão nos municípios de Vila Vilha e Cariacica.

As marcas sob investigação, que seriam rótulos fictícios, são: Casalberto, Conde de Torres, Donana (Premium), Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani (Premium). Os investigados criavam as marcas, supostamente importadas, e colocavam para venda no mercado nacional.

saiba mais

Operação no MS apreende mais de 5 mil litros de agrotóxicos irregulares

 

 

Estabelecimentos que tenham as marcas de azeites de oliva sob suspeita de fraudes em estoque ou expostos à venda devem informar imediatamente, junto às Superintendências Federais de Agricultura nos estados, o volume e o plano de destruição da mercadoria, como orienta o Mapa. 
Source: Rural

Leave a Reply