Skip to main content

Governo da França determinou aumento da proteção de granjas por causa da gripe aviária (Foto: Globo Rural)

 

Autoridades francesas identificaram um surto de gripe aviária na região de Haute-Corse, informou na segunda-feira (16/11), o Ministério da Agricultura do país. O vírus identificado foi o H5N8, considerado altamente patogênico pelos órgãos de saúde e semelhante ao que circula atualmente na Holanda. Segundo comunicado publicado no site oficial do ministério, o caso ocorreu em um centro de jardinagem próximo de Bastia, o que implicou o abate sanitário de todas as aves, embora o número total não tenha sido divulgado.

O ministro da Agricultura francês, Julien Denormandie, decidiu colocar todo o território metropolitano nacional em alerta de nível alto para a gripe aviária. Assim, a partir de, todos os departamentos da França e da Córsega precisam confinar ou aumentar a proteção de granjas avícolas por algum tipo de rede, para evitar a saída de animais.

saiba mais

Custos de produção de suínos e aves batem recorde em outubro

Preço do frango deve ficar de 3% a 4% mais caro para o consumidor, alerta Coopavel

 

"Medidas específicas para monitorar e limitar os movimentos em torno do surto de Haute-Córsega foram postas em prática imediatamente para evitar qualquer propagação. Também são tomadas medidas com fornecedores e compradores vinculados à casa da Córsega", disse o Ministério.

Também na segunda, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou três novos focos de gripe aviária em fazendas da Alemanha, que levaram ao abate sanitário de 71.932 aves. Os casos foram informados à OIE nos dias 13, 15 e 16 de novembro, mas a fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, de acordo com o órgão. O vírus identificado, assim como na França, foi o H5N8.
Source: Rural

Leave a Reply