Skip to main content

Ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em entrevista a Pedro Bial (Foto: Reprodução/Globoplay)

 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera uma mudança na relação do país com o Brasil a partir do momento em que o democrata Joe Biden tomar posse na Casa Branca. A declaração foi veiculada no programa Conversa com Bial, que entrevistou Obama por ocasião do lançamento de seu livro de memórias, com o título de “Uma terra prometida”.

“A minha esperança é que, com o governo Biden, exista uma oportunidade de redefinir a relação. Sei que Joe vai enfatizar que a mudança climática existe. Tanto os estados Unidos quanto o Brasil vão desempenhar um papel de liderança. Sei que Joe vai enfatizar a ciência quando se trata da existência da Covid-19. Mas, no fim das contas, os EUA e o Brasil têm muitas coisas em comum. O progresso que precisa acontecer, não só no hemisfério, mas no mundo, vai ser, em parte, determinado pela qualidade da relação entre os nossos dois países”, disse Obama.

saiba mais

Vitória de Biden nos EUA agrava isolamento do Brasil no cenário internacional

Política ambiental de Biden acende alerta para postura de desmatamento ilegal no Brasil

 

O ex-presidente deu essa resposta ao ser questionado sobre declaração recente feita pelo presidente Jair Bolsonaro. Rebatendo afirmações do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, Bolsonaro disse que as discussões devem ser diplomáticas, que quando acabasse a saliva, seria o momento de usar a pólvora.

Obama disse não conhecer pessoalmente Bolsonaro e que não faria uma avaliação sobre ele. Ressaltou, no entanto, que tanto o presidente brasileiro quanto o atual presidente americano, Donald Trump, tem minimizado a ciência em assuntos como o clima e a pandemia de covid-19. E destacou o papel central do Brasil como liderança para evitar uma catástrofe climática.

“E o Brasil é um ator central na ação de poder ou não frear os aumentos de temperatura que podem causar uma catástrofe global. Tive a sorte com o presidente Lula e com Dilma Rousseff de ter os dois trabalhando com a gente nisso. O Brasil no passado foi líder em relação a isso. Seria uma pena se deixasse de ser”, disse o ex-presidente americano.

Assista ao programa, na íntegra

 

  
Source: Rural

Leave a Reply