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Scott Ashby, proprietário de microcervejaria que apostou no comério online durante a pandemia (Foto: Divulgação)

 

Fundada em 1993, na região de Amparo (SP), a Ashby é conhecida por ser a primeira microcervejaria do país a explorar o mercado de cervejas especiais. No entanto, foi este ano, durante a pandemia, que a empresa juntou “a sede com a vontade de beber”. A ideia de ter uma loja virtual sempre existiu. E com as restrições ao comércio no país, o projeto saiu do papel e virou uma realidade.

“Nós sempre tivemos distribuidores em diversas regiões do país, porém, algumas áreas não eram atendidas, e como o comércio online se tornou algo imprescindível nesse momento, decidimos criar um e-commerce onde é possível encontrar nossas cervejas, kits e até acessórios”, explica Scott Ashby, fundador da marca.

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O isolamento social imposto pelo novo coronavírus refletiu no aumento das vendas de bebidas alcoólicas no país, fazendo com que muitas empresas aderissem ao comércio virtual. De acordo com levantamento da Syndapcom, líder em inteligência de mercado, especializada em e-commerce, de março a outubro, o segmento de bebidas alcoólicas no e-commerce teve um crescimento de 960% em volume de vendas.

Um movimento que acompanhou a tendência de expansão do comércio pela internet de uma forma geral. Segundo números divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), foram abertos aproximadamente 100 mil e-commerces apenas de março a abril. Antes da pandemia, a média mensal de novos negócios virtuais ficava em torno de 10 mil novas lojas.

O novo canal de vendas ampliou as possibilidades de novos negócios para a cervejaria Ashby. “Agora, tendo esse canal direto com o cliente, podemos pensar em criar promoções e até mesmo produtos especiais com o foco na venda online. Transformando assim o e-commerce não só em um canal de venda, mas também em um laboratório. Além disso, pensamos em inserir ideias de serviços que entreguem uma experiência Ashby completa, como um clube de assinatura mensal”, explica Ashby.

Final de ano

"Achamos a solução implementando nosso e-commerce", diz Evandro Weber (Foto: Divulgação)

 

No mercado desde 1948, a destilaria H. Weber é conhecida por suas cachaças estritamente artesanais, atendendo mercados nacionais e internacionais. Este ano, o diretor Evandro Weber teve que aprender como funciona o comércio eletrônico e se adaptar ao novo momento. 

"Apesar das restrições de horários das lojas e bares terem sido relaxadas, o movimento não é o mesmo. Então não tivemos outra alternativa se não investir em uma loja virtual com os nossos produtos”, ressalta o empresário.

Na loja virtual da destilaria, lançada em setembro, é possível encontrar garrafas de bebidas como cachaça, licor e gin. A marca também aproveitou o espaço para incluir novas opções de produtos em seu portfólio como cartão presente, e até mesmo vender bebidas não alcoólicas como suco de uva.

Weber espera que o e-commerce incremente as vendas neste final de ano, período tão importante para o setor. “Com a pandemia, não conseguimos receber todos os nossos clientes que vinham nos visitar e adquirir seus presentes e bebidas para as comemorações de natal e final de ano. Achamos a solução implementando nosso e-commerce, assim podendo estar mais próximos e presentes nas comemorações dos nossos clientes como de costume”, afirma.

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Mais consolidadas no e-commerce, as vinícolas também viram bons resultados com as vendas pela internet. A Miolo registrou um crescimento de 123% nos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Agosto foi o grande campeão, com um incremento de 221% em relação ao mesmo mês de 2019. Os resultados obtidos com o e-commerce da marca até agora, em 2020, são os melhores dos últimos 5 anos.

Segundo Eduardo Lapenda, responsável pelo setor na empresa, essa expressiva alta tem relação direta com a mudança na plataforma da Miolo, agora mais responsiva para usuários que fazem compras pelo celular, com expectativas ainda melhores para o final de ano. O tradicional saldão de liquidação que ocorre em novembro, a Black Friday, deve impulsionar ainda mais a venda pelos canais digitais com uma expectativa de superar em 50% o desempenho de agosto.

“Acreditamos que os últimos dois meses do ano deverão superar nossas expectativas, acompanhando a performance do ano que, diante da pandemia da Covid-19, também viveu uma profunda transformação no hábito do consumidor de vinhos”, destaca.
Source: Rural

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