Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Enquanto o plantio de soja chegou a 70% no país, o preço no mercado interno recuou nos últimos dias, pressionado especialmente pelo retorno das chuvas em regiões produtoras, que pode melhorar a situação nas lavouras, e a desvalorização do dólar frente ao real.

Segundo levantamento da AgRural, a semeadura da safra 2020/21 avançou 14 pontos percentuais na semana passada e superou os 69% da média dos últimos cinco anos. A consultoria pontua, entretanto, que o volume de chuva ainda segue abaixo do ideal, com destaque para Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

saiba mais

Brasil importa o maior volume de soja dos últimos 17 anos

 

Embora ainda seja cedo para falar em perdas de produtividade, segundo a AgRural, várias áreas foram ou serão replantadas devido a problemas de germinação causados pela falta de umidade – o total pode passar de 300 mil hectares em todo o país, com destaque para MT.

No fim de outubro, a AgRural estimou que o Brasil plantará 38,3 milhões de hectares de soja nesta temporada, alta de 3,6% em relação à anterior. A produção potencial foi calculada em 132,2 milhões de toneladas. Os números serão revisados novamente no fim de novembro.

saiba mais

Satélites vão ajudar a fazer mapeamento completo da produção de soja no Brasil

 

Enquanto isso, nos negócios, a redução no preço não foi expressiva, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (16/11) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Entre 6 e 13 de novembro, o indicador Esalq/BM&FBovespa Paranaguá (PR) caiu 2,6%, a R$ 165,27 pela saca de 60 kg na sexta-feira (13/11). Já o Indicador Cepea/Esalq Paraná diminuiu 2,2% no mesmo comparativo, a R$ 165,08 pela saca.
Source: Rural

Leave a Reply