Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou o mapa interativo online Municípios Agroecológicos, que reúne mais de 700 políticas públicas municipais de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O projeto é resultado do levantamento que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios onde foram implantadas políticas públicas, ações, programas e leis que estimulam e promovem a produção e distribuição de alimentos saudáveis.

Elaborado por 34 pesquisadores de todo o Brasil, entre agosto e outubro, o levantamento identificou iniciativas como as de apoio à comercialização, programas de compras públicas e auxílio a grupos produtivos femininos.

saiba mais

Brasil quase dobra áreas financiadas em programa de agricultura de baixo carbono

 

Outras práticas desenvolvidas nos municípios que também se destacam são as políticas criativas, como conversão de resíduos recicláveis em vales para compras em feiras da agricultura familiar, programas de garantia de alimentação a gestantes e população vulnerável.

O mapa é capaz de filtras as iniciativas entre os mais de 30 temas, ou por Estado, sendo apresentadas em fichas técnicas com informações como o bioma, a macrorregião, o Estado e o município onde cada iniciativa ocorre, além de uma breve descrição da experiência e alguns dados sobre sua execução.

saiba mais

Alimentos puxam maior alta da inflação em outubro desde 2002, aponta IBGE

 

Algumas iniciativas apresentam também anexos com fotos e informações detalhadas sobre seu histórico e os principais resultados.

A fonte dos dados é a plataforma Agroecologia em Rede, um banco de dados que permite o mapeamento de diferentes tipos de iniciativas e metodologias em agroecologia no país, e que em breve hospedará o mapa interativo Municípios Agroecológicos.
Source: Rural

Leave a Reply