Skip to main content

(Foto: Adam Schultz)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eleito com 290 delegados, de acordo com a agência Associated Press, Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos.

Apesar da atmosfera de vitório do democrata, o resultado ainda não está oficializado, já que a apuração dos votos norte-americanos ainda não foi 100% concluída. Ainda assim, Biden já se pronunciou no Twitter e agradeceu a escolha dos eleitores. "Estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso país", escreveu nas redes sociais.

O advogado Joseph Robinette Biden Jr., mais conhecido por ser o vice de Barack Obama por dois mandatos (2009 a 2017), fez história pela segunda vez na política americana. 

A primeira foi em 1972, quando, aos 30 anos, se tornou o senador mais jovem dos Estados Unidos. A segunda foi, após batalha acirrada com Donald Trump, ter sido eleito o presidente dos Estados Unidos com a idade mais avançada: 78 anos.

Senador por seis mandatos pelo Estado de Delaware, Biden tentou concorrer à presidência pela primeira vez em 1988, quando acabou desistindo nas prévias, após admitir ter plagiado um discurso de um então líder do Partido Trabalhista britânico.

saiba mais

Vitória de Biden tornará vida de Bolsonaro mais difícil, diz economista

 

Em 2008, Biden foi eleito vice-presidente na chapa de Barack Obama. No governo democrata, supervisionou os gastos em infraestrutura para conter a recessão e ajudou a formular a política em relação ao Iraque até a retirada das tropas naquele país, em 2011. Sua capacidade de negociar com os republicanos do Congresso ajudou o governo Obama a aprovar importantes legislações.

Para o mundo nos seguir, devemos fazer mais do que mostrar nossos saberes e exigir fidelidade à nossa visão porque acreditamos que estamos certos

Joe Biden, candidato do partido Democrata

 

Biden também é chamado de "Joe da Classe Média", o que pode ajudou a atrair eleitores brancos e conservadores. Mas a longa carreira pública, durante quase 40 anos, deu aos críticos amplo material para ataques a Biden. O histórico do vice-presidente de Obama por vezes gerou desconforto dentro do próprio partido Democrata.

saiba mais

Eleições nos EUA: as razões dos agricultores para votar em Biden ou Trump

 

A escolha da senadora Kamala Harris, primeira mulher nomeada como procuradora-geral da Califórnia, como sua vice foi uma estratégia para provocar a tão necessária empolgação no eleitorado democrata.

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Kamala foi a primeira candidata negra ao cargo de vice dos EUA (entre os dois grandes partidos), justamente em um momento histórico de luta contra o racismo, após o afro-americano George Floyd ter sido morto asfixiado por um policial branco.
Source: Rural

Leave a Reply