Skip to main content

(Foto: YouTube/Reprodução)

 

Mulheres em posição de liderança dentro dos diferentes setores do agronegócio ainda é algo raro de se encontrar. No entanto, produtoras rurais que assumem a gestão de fazendas estão se articulando para que haja cada vez mais representatividade e equidade no campo. 

O tema foi discutido durante live da Globo Rural na quinta-feira (5/11), com participação da influenciadora de jornadas e empresária Rafa Brites e as produtoras rurais Dulce Ciochetta, gestora do Grupo Morena; Geni Schenkell, fundadora do Agroligadas; Cristiane Steinmetz, fundadora da Rede UMA (União das Mulheres do Agro) e Luciana Dalmagro, 1° lugar na categoria Grande Propriedade do Prêmio Mulheres do Agro, realizado por Bayer e Abag.

O agro é um desses setores em que os exemplos são raríssimos de mulheres na liderança

Rafa Brites, influenciadora de jornadas e empresária

saiba mais

Papel das mulheres na gestão sustentável é tema de live da Globo Rural 

 

Rafa Brites ressaltou a importância de aprender a partir de exemplos e, à medida que mais mulheres estiverem em altos cargos, maior ser´aa percepção pela competência feminina. 

"As pessoas aprenderem pelo exemplo é nosso neurônio espelho. A mulher cresce em uma sociedade em que a gente tinha poucos exemplos, e o agro é um desses setores em que os exemplos são raríssimos de mulheres na liderança", disse Rafa. 

Assista à live na íntegra

Como prova desta falta de reconhecimento da mulher nas gerações passadas, Cristiane Steinmetz cita as antepassadas, que, apesar de também terem trabalhado na lavoura, não recebiam os créditos pelas conquistas.

"Sei que minha mãe e vó tiveram um papel fantástico e que isso fez a diferença. Mas, se você perguntar para mim quem aparecia, quem tinha voz e em quem acabei me espelhando, foram nas figuras masculinas", admite. 

Para mudar esta realidade, Luciana Dalmagro cita o pilar social como peça-chave da sustentabilidade. "Sustentabilidade é pensar no meu filho", diz ela, que também afirmou ser importante pensar no meio ambiente e em como se dão as relações com colaboradores e a sociedade no entorno.

saiba mais

A primeira mulher a comandar uma multinacional do agronegócio no Brasil

Mulheres discutem gestão de risco e sucessão nos negócios

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply