Skip to main content

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O impacto da covid-19 sobre o número de pessoas ocupadas na agropecuária parece estar se dissipando. A conclusão é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. que divulgou estudo sobre os efeitos da pandemia no mercado de trabalho.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, mostram que, no trimestre junho-julho-agosto, 8,221 milhões de pessoas estavam ocupadas no agro. O número, segundo o Cepea, é 1,5% (ou 128 mil pessoas) abaixo do esperado para esse período.

 

saiba mais

Agropecuária registra geração de mais de 7,7 mil empregos em setembro

 

 

Esta foi a primeira vez desde o trimestre encerrado em maio, conforme os pesquisadores, que o número de ocupados na agropecuária pôde ser considerado dentro da normalidade – acima do limite inferior do que pode ser considerado normal.

O Cepea observa que a redução de vagas de trabalho no setor devido à pandemia surgiram já em março e se acentuaram ao longo dos meses, chegando ao ápice no trimestre encerrado em maio. "No trimestre finalizadoem junho, a magnitude do impacto se estabilizou e, em julho, foi registrada a primeira e ainda leve melhora na situação", afirma o centro.

saiba mais

Programa de aprendizes na agroindústria cresce e quer chegar a 1,5 mil jovens até o fim de 2020

 

Além disso, o Cepea aponta uma alta de 2% no trimestre encerrado em agosto na comparação com o trimestre finalizado em julho. Em relação ao ano passado, a redução é de 4,3%, considerando junho, julho e agosto – o equivalente a 365 mil pessoas.

Em nível nacional, considerando todos os setores, o trimestre encerrado em agosto apontou que 81,666 milhões de pessoas estavam ocupadas, número praticamente estável frente ao trimestre encerrado em julho (-0,44%), mas 12,8% menor frente ao mesmo trimestre móvel de 2019.
Source: Rural

Leave a Reply