Skip to main content

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)

 

A safra brasileira 2020/21 avança com preços médios da soja batendo recorde. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP, o valor pago ao produtor subiu 88% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No caso dos negócios entre empresas, a alta é de 94% no período. O cálculo considera o valor médio nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Pesquisadores indicam que a sustentação inicial veio das firmes demandas interna e externa e da forte valorização do dólar frente ao real, que tornou a exportação atrativa.

saiba mais

Produtores plantaram 1 milhão de hectares de soja por dia na última semana

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

 

Segundo o Cepea, o fluxo crescente de embarques faz com que os estoques domésticos da oleaginosa estejam baixos. Além isso, vendedores seguem resistentes em fechar novos negócios, seja envolvendo o grão remanescente da safra 2019/20 ou da nova.

Os pesquisadores do Cepea também observam que o atual plantio da safra 2020/21, em ritmo mais lento do que em anos anteriores, tem elevado as incertezas quanto ao volume a ser colhido, ao mesmo tempo em que as vendas antecipadas estão em ritmo acelerado. 
Source: Rural

Leave a Reply