Skip to main content

Mesmo não protagonistas da maioria dos pratos, as ervas aromáticas são apreciadas como complementos importantes na realização de receitas, dando um toque especial à receita e realçando o aroma e o sabor do alimento.

Para a chefe Lívia Pauliez, a utilização de ervas no preparo de receitas tem dois benefícios: a possibilidade de sair da rotina e usar a criatividade deixando os pratos diferentes, e a redução da adição de sal, já que o tempero será proveniente das ervas, deixando o prato mais saudável.

saiba mais

5 temperos simples de plantar para você começar a sua horta na quarentena

Aprenda a cultivar hortaliças folhosas usadas como tempero

 

Para sabores e aromas mais aguçados, a chef recomenda a introdução das ervas aos poucos nos pratos do cotidiano. Mas faz um alerta: cuidado com os exageros para que elas não roubem o gosto de toda a preparação.

Além disso, ter os temperos em mãos e comprar vasinhos para o cultivo são dicas oportunas, principalmente em tempos de pandemia e maior interesse pela jardinagem.

A seguir, confira a seguir uma lista com dez ervas e os alimentos que mais combinam com cada uma, segundo a chef Livia Pauliez:

Alecrim

 

(Foto: Reprodução/Nika Akin /Pixabay)

 

De sabor e aroma marcantes, a erva é rica em substâncias como ácidos orgânicos, cânfora e taninos, além de seu óleo essencial ser utilizado para ativar a circulação sanguínea.

Na alimentação, o alecrim combina com batata inglesa, batata roxa e abóbora cabotiá assadas. Frango, peixes e carne de porco em geral também são ótimos pedidos para serem apreciados com o toque da erva.

Coentro

 

(Foto: Reprodução/reStyled Living/Pixabay)

 

Pelo Brasil, o condimento tem uso tradicional em pratos culinários do Norte e Nordeste, em que realça o sabor das receitas. Além disso, é uma erva muito presente na culinária mexicana e espanhola.

De maneira geral, o coentro vai bem com peixes e no feijão. Para deixar seu sabor mais suave, a dica da chefe Livia Pauliez é rasgar a erva levemente ao colocá-la no prato ao invés de picá-la em pedacinhos pequenos com a faca, liberando assim um aroma com menos intensidade.

Endro

 

(Foto: Reprodução/Maxmann/Pixabay)

 

A planta possui aroma picante e fresco, em que é bastante utilizada no preparo de conservas. O endro combina com peixes leves e também de sabores marcantes, a exemplo do salmão.

A erva também pode ser manipulada para o preparo de saladas de batata e ainda para manteigas aromatizadas

Hortelã

 

 (Foto: Creative Commons)

 

Versátil, a erva aromática possui um sabor refrescante, harmonizando com batatas, saladas, quibe e tabule e carne de cordeiro.

A hortelã também serve na aromatização de balas e garante frescor em sucos, como o de abacaxi, e em sobremesas servidas geladas, como mousses.

Louro

 

(Foto: Reprodução/kropekk_pl/Pixabay)

 

A folha de louro, além de aromática, proporciona sabor especial às refeições e é popular entre os brasileiros. Pode ser utilizada para temperar caldos e preparos quentes.

Em geral, é utilizado principalmente para cozinhar feijão, mas também dá um sabor especial no arroz e até em cozidos de mandioca e no preparo de purês.

Manjericão

 

(Foto: Reprodução/Konstantin Kolosov/Pixabay)

 

Com sabor e aroma intensos, o manjericão é uma ótima sugestão para fazer toda a diferença na receita e garantir um perfume especial nos pratos. A erva é utilizada, principalmente, no preparo de molhos e pratos à base de queijo.

Para que o manjericão não perca seu aroma característico, a chefe Lívia Pauliez alerta que seu uso deve ser feito apenas quando o prato já estiver pronto, inserindo-o apenas na finalização, já que as altas temperaturas fazem com que perca o aroma rapidamente.

Manjerona

 

(Foto: Reprodução/Pxfuel)

 

De sabor similar ao do orégano, as folhas da manjerona são usadas verdes ou secas. 

Harmoniza com saladas, massas, molhos, recheio de pastéis, recheios de  frango, embutidos e carnes em geral.

Orégano

 

(Foto: Reprodução/arieasa66/Pixabay)

 

Assim como a manjerona, as folhas de orégano são usadas como tempero tanto frescas quanto desidratadas. Possui ramos longos e folhas médias, em que a aparência difere daquela que a maioria está acostumada a comprar da erva seca.

Pode ser usada em altas temperaturas e é indicada a ser inserida em assados, assim como massas, molhos e pratos com queijo. Além de receitas mais elaboradas, Lívia Pauliez lembra que o orégano também dá um toque especial em pratos rápidos e simples, como o omelete.

Tomilho

 

(Foto: Reprodução/Wimedia Commons)

 

Utilizado em molhos e em carnes cozidas, o tomilho é uma planta adaptável, podendo ser cultivada em locais com temperaturas entre 4°C e 28°C. A planta possui longos ramos e folhas bem pequenas.

Assim como o orégano, aceita altas temperaturas e  harmoniza bem com qualquer tipo de carne e pratos confitados, como o tomate confit.

Sálvia

 

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

 

Com folhas longas e perfumadas, a sálvia é comumente usada no tempero de carnes gordurosas e na decoração de pratos.

Segundo a chefe Livia Pauliez, a sálvia combina com pratos de sabores mais leves, como peixes e frangos. É ainda muito utilizada para fazer manteigas aromatizadas, para finalizar massas ou preparos com carnes brancas.
Source: Rural

Leave a Reply