Skip to main content

O SIF aumentou em 48% o número de certificados sanitários para produtos de origem animal (Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

Em setembro não foi registrada nenhuma paralisação de atividades de abatedouros frigoríficos sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) por motivos relacionados à ocorrência de Covid-19. A constatação faz parte do sétimo relatório de atividades, que vem acompanhando os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus nas atividades essenciais realizadas pelo serviço.

Assim como em agosto, no mês de setembro o SIF registrou aumento de 48% na emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal, em comparação com igual mês em 2019. A certificação sanitária assegura que os produtos e os sistemas de produção atendem a todos os requisitos acordados com os países para os quais o Brasil exporta seus produtos, informa o Ministério da Agricultura, em comunicado.

saiba mais

OIE reporta contaminação de gato por Covid-19 em Mato Grosso

Inspeções à distância vão diversificar exportações do Brasil à China, avalia governo

 

Em relação à fiscalização de abatedouros, foram realizados em setembro 109 turnos adicionais de abate requisitados de forma emergencial pelos frigoríficos de aves, bovinos e suínos registrados no SIF. "As medidas de gerenciamento e o comprometimento dos auditores fiscais federais agropecuários e equipes técnicas têm permitido atender de forma satisfatória e segura essas demandas por abates extras", afirmou a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, do Ministério.

Ainda segundo o levantamento, as solicitações de Licenças de Importação (LI) de produtos de origem animal para avaliar se os produtos são provenientes de empresas e países que não contenham restrições sanitárias tiveram um aumento de 20% em comparação com agosto de 2020. O total de LIs analisadas foi de 6.677, com tempo médio de análise de três dias. Esse é maior número de LIs analisadas desde março.

Atualmente, estão registrados no SIF 3.330 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados, além de 2.999 estabelecimentos de produtos destinados à alimentação animal.
Source: Rural

Leave a Reply