Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Para marcar o Dia Mundial do Veganismo, no próximo domingo (1/11), a organização internacional Million Dollar Vegan irá distribuir mais de 12,3 mil refeições à base de vegetais em cidades do Brasil, México e Argentina.

Serão doadas o equivalente a 5,3 mil refeições em alimentos 100% vegetais apenas no Brasil, em uma ação que terá apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Outro destaque é que a ação “América Latina pelos Animais” foi apadrinhada pela apresentadora Xuxa Meneghel, que optou por uma alimentação vegana.

saiba mais

Mudança de alimentação do brasileiro promete "revolução" na indústria e no campo

Venda de alimentos orgânicos dispara no Brasil mesmo em meio à pandemia

 

Manaus (AM), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP), Itapira (SP), Mauá (SP), São Bernardo do Campo (SP), Americana (SP) e Campinas (SP) serão as 13 cidades participantes no país.

A doação irá ocorrer simultaneamente no domingo, estimulando o movimento vegano fora do eixo Rio-São Paulo. No Brasil, a “América Latina pelos Animais” também será a terceira ação da campanha “Tire as Pandemias do Cardápio”, que visa alertar a população sobre a relação entre a produção de produtos de origem animal e os riscos de surgimento de doenças.

saiba mais

Empresa gaúcha lança calçados veganos com “couro” de abacaxi

 

 

Os esforços da organização são para mostrar como o sofrimento ao qual os animais são submetidos na indústria debilita o sistema imunológico, tornando-os alvo fácil para doenças. Este contexto oferece as condições ideais para que vírus já existentes possam mutar até atingir uma forma contagiosa e letal para os seres humanos.

A intenção é propagar a mensagem de que, quando os animais sofrem, os humanos também sofrem. Por isso, junto da doação de alimentos, serão distribuídos materiais educativos sobre o estilo de vida vegano e como reduzir os riscos de surgimento de novas pandemias com uma alimentação à base de vegetais.

saiba mais

Brasileiro cria café gourmet vegano com fermentação natural à base de aloe vera

 

Campanha mundial

A Million Dollar Vegan já distribuiu quase 300 mil refeições veganas no mundo todo desde o início da campanha "Tire as Pandemias do Cardápio", em abril. No Brasil, a primeira doação ocorreu em maio e distribuiu mais de 5,5 mil refeições em São Paulo, com apoio do Instituto Luisa Mell.

A segunda ação da organização ocorreu em setembro, no Dia da Amazônia, quando foram distribuídas 2,3 mil refeições para comunidades carentes de Manaus (AM), com o apoio da SVB, que continuará contribuindo com o trabalho agora em novembro.

saiba mais

Marfrig e ADM lançam joint venture com foco em produtos de origem vegetal

 

Risco no prato

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), cerca de 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal.

Apoiadora da campanha, a especialista em saúde pública Aysha Akhtar, neurocientista e membro do Centro de Ética Animal da Universidade de Oxford, afirma que as agências de saúde e os governos estão falhando ao não abordarem as causas das doenças infecciosas.

Ao seguir uma dieta baseada em vegetais, sendo veganos, é mais provável que nos protejamos de doenças cardíacas, AVCs e outras doenças crônicas, como diabetes e muitas formas de câncer. E é mais provável que nos protejamos de novas doenças infecciosas porque minimizamos as situações que podem criar essas novas doenças

Aysha Akhtar, neurocientista e membro do Centro de Ética Animal da Universidade de Oxford

Ela também afirma que o sofrimento dos animais na indústria agrava a situação. “Os animais ficam aglomerados nessas fazendas. São tratados de forma tão cruel que seu sistema imunológico fica inoperante. Assim, é fácil que contraiam doenças infecciosas de outro animal para depois espalhá-las como fogo. Cada vez que o vírus salta de uma espécie para outra, há maior chance de sofrer mutações para uma forma mortal que seja altamente contagiosa entre humanos”, destaca.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply