Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da Covid-19 entre humanos e animais. Para obter a resposta, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial.

Sob coordenação do professor Alexander Welker Biondo, os pesquisadores farão testes gratuitos, por swab (coleta de amostra viral de orofaringe e nasofaringe) e sorológico, em cães e gatos de cinco capitais brasileiras: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).

saiba mais

Cães farejadores são treinados na Inglaterra para detectar coronavírus

Sem quarentena, grupo de elefantes fica bêbado após comer vinho de milho na China

 

Serão dois momentos de avaliação, com amostras biológicas coletadas com intervalo médio de sete dias, entre animais cujo tutor esteja em isolamento domiciliar, com diagnóstico confirmado.

O estudo brasileiro será o primeiro do gênero em um país tropical, já que algo semelhante só foi desenvolvido na Itália, segundo a UFPR. Segundo o professor Biondo, aquele país trabalhou com uma amostra de 817 animais. Nenhum foi positivo no PCR, mas 3,4% dos cães e 3,9% dos gatos apresentaram anticorpos contra o SARS-CoV-2.

saiba mais

Vinícola recruta cachorro para entregar vinhos a clientes em isolamento na pandemia

 

Como participar

Quem tiver interesse em participar da pesquisa pode enviar um e-mail para covid19@ufpr.br. Além de cumprir cumprir todos os requisitos, deve informar seu celular, e-mail, nome do tutor e do animal e especificar se é cão ou gato.

Os selecionados serão orientados sobre como coletar as amostras e devem assinar um termo de consentimento e responder a um questionário. 

saiba mais

Virologista descarta risco de cachorro transmitir coronavírus para humanos

 

Contaminação no MT

Neste mês, uma gata foi diagnosticada com Covid-19 em Cuiabá (MT), no que foi o primeiro registror da doença em um animal no país. Diante disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) emitiu nota na qual destaca que não há evidências científicas de que animais de companhia são fonte de infecção para humanos.

No documento, o CRMV-MT, lembrou que a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram pareceres afirmando que não há evidências e estudos significativos comprovando que animais possam transmitir a Covid-19.
Source: Rural

Leave a Reply