Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (26/10) no site da Globo Rural.

Plantio de soja avança

 (Foto: Sergio Rannalli/Ed. Globo)

 

As chuvas nos últimos 10 dias deram fôlego extra ao plantio da safra 2020/21 de soja. Levantamento da AgRural mostra que 23% da área estimada para o país estava semeada até quinta-feira (22/10) – era 8% uma semana antes. Após volta da chuva, produtores semearam 800 mil hectares por dia, em média. 

Furto de cargas

soja deflagração (Foto: Divulgação/CP)

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta segunda-feira (26/10) a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desvia cargas de grãos, principalmente soja. A ofensiva se concentra em Guaporé (RS), Nova Araçá (RS), Getúlio Vargas (RS), Iraí (RS), Xaxim (SC) e Xanxerê (SC). 

Oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva foram deferidos pela Justiça. Pelo menos três prisões já foram feitas, uma em Getúlio Vargas (RS) e duas em Santa Catarina.

China aumenta importações

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As importações chinesas de soja totalizaram 9,79 milhões de toneladas em setembro deste ano, aumento de 19,5% ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês).

Além da oleoginosa, as importações chinesas de carnes e miúdos totalizaram 830 mil toneladas em setembro deste ano, volume 63% maior do que o adquirido em igual mês do ano anterior. 

Clima reduz safra de trigo

 (Foto: Thinkstock)

 

Com o avanço da colheita de trigo no Paraná e Rio Grande do Sul, muitos produtores têm contabilizado prejuízo por conta das geadas em agosto, início do plantio, e a seca nos meses seguintes.

Por isso, analistas já revisam para baixo a expectativa da safra brasileira do cereal de inverno e acreditam em preços firmes, mesmo com a entrada do produto no mercado prevista para os próximos meses.

Mapeamento de startups do agro

 (Foto: Getty Images)

 

Startups que inovam para o setor agropecuário têm até 3 de novembro para fazer parte da versão 2020 do Radar AgTech Brasil, uma base de informações acerca das agtechs no Brasil.

A participação é gratuita e exige apenas um cadastro no site. O Radar AgTech Brasil, coordenado pela Embrapa, contabilizou 1.125 empresas no país em 2019. 

Dieta vegetal pode gerar empregos

 (Foto: Divulgação)

 

A mudança para uma alimentação com mais vegetais e menos produtos de origem animal pode gerar 19 milhões de empregos na América Latina e no Caribe, além de ser decisiva para garantir uma economia com zero emissão de carbono.

É o que aponta estudo da Organização Internacional do Trabalho, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Inter-Americano. A pesquisa fez a estimativa considerando a adoção de alimentos vegetais cultivados com métodos agrícolas sustentáveis pelos países.

Legado sustentável

 (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo/Divulgação)

 

Neste mês, a engenheira agrônoma de origem austríaca Ana Maria Primavesi, principal referência da agroecologia e no estudo dos solos tropicais, completaria cem anos de vida. Confira reportagem com lições da agrônoma, que começam a extrapolar a agroecologia e alcançam a agricultura convencional. 

Covid-19 entre humanos e animais

 (Foto: Getty Images)

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da Covid-19 entre humanos e animais. Para obter a resposta, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial.

Ciclone pode causar estragos no país

Alagamento (Foto: Divulgação/Defesa Civil RS)

 

Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de vento. Em virtude do fenômeno, a Marinha do Brasil emitiu alertas de perigo de tempestade para os três estados do Sul e para Mato Grosso do Sul. Já para Bahia e Minas Gerais, o aviso é de perigo de chuvas intensas.

Compensação da emissão de CO2

combustível_etanol_anidro (Foto: Reprodução/Unica)

 

O volume de Créditos de Descarbonização (Cbios) comprados por distribuidoras para cumprir as metas de descarbonização do RenovaBio chegou a 5,7 milhões, segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). 

Cada título equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixou de ser emitida na atmosfera, o que significa que houve a compensação de quase 6 milhões de toneladas de CO2 desde abril deste ano.

Incentivo a mulheres rurais

 (Foto: Getty Images)

 

Apesar de se mostrar contrária às cotas, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu que haja incentivo financeiro para que mulheres rurais possam ser inseridas no mercado de trabalho de forma mais igualitária. Ela falou durante a 5ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, nesta segunda-feira (26/10).
Source: Rural

Leave a Reply