Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (23/10) no site da Globo Rural.

Salles nega desmonte ambiental

(Foto: Reprodução)

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta sexta-feira (23/10), durante audiência pública do Fundo Amazônia no Supremo Tribunal Federal (STF), que “não houve desmonte ambiental” no governo de Jair Bolsonaro e culpou governos anteriores pelos problemas no setor. Além disso, ele culpou a Noruega por recursos do Fundo estarem parados. 

Falta de verba

 (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

A Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), resultado da união de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), classificou como "absurdo" a falta de recursos que o órgão alega para combater e prevenir queimadas e desmatamento.

China reabilita frigoríficos

(Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (23/10) a reabilitação de dois dos oito frigoríficos que estavam impedidos de exportar ao país: Marfrig de Várzea Grande (MT) e BRF de Dourados (MS). Autoridades inspecionaram plantas em setembro, três meses após primeira suspensão. 

Acordo EUA-China

china-eua-acordo (Foto: Divulgação)

 

Desde o início da implantação da Fase 1 do acordo a China adquiriu mais de US$ 23 bilhões em produtos agropecuários dos Estados Unidos, valor que corresponde a 71% da meta de comércio agrícola estabelecida no tratado entre os dois países. A informação está em relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura americano (USDA, na sigla em inglês) e a Representação do Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).

Falta de chuva

(Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

O plantio da soja 2020/21 no Rio Grande do Sul continua dependendo da chuva e a lavoura ocupa 5% da área projetada. Segundo informou a Emater, em algumas regiões os trabalhos chegaram a ser interrompidos. A falta de umidade também afeta a área semeada com milho.

Ferrogrão

(Foto: Editora Globo)

 

O Ministério Público Federal (MPF) e cinco organizações da sociedade civil enviaram uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão do processo de privatização e a proibição da licitação da Ferrogrão, ferrovia projetada para cortar os Estados do Mato Grosso e do Pará. Alegação é que omissão do governo traz potencial impacto sobre 48 territórios, incluindo invasões de terras, desmatamento, evasão e até aumento do alcoolismo. 

Rota do arroz

(Foto: Fernando Martinho)

 

O Caminhos da Safra já está na estrada novamente. Pela primeira vez acompanhando a rota do arroz, no Rio Grande do Sul, Globo Rural conferiu os desafios logísticos do escoamento do cereal. A equipe percorreu mais de 1,5 mil quilômetros pelo Estado responsável por mais de 70% da produção nacional.

Prêmio Mulheres do Agro

 

A terceira edição do Prêmio Mulheres do Agro anunciará suas vencedoras na terça-feira (27/10), e três delas participarão de uma live exclusiva da Globo Rural a partir das 15h do mesmo dia. As premiadas se reunirão virtualmente para uma conversa sobre a conquista, suas trajetórias, a gestão das propriedades e as ações de sustentabilidade que promovem.

Estágio

 (Foto: Divulgação)

 

A realização de processos seletivos com base na promoção da diversidade ganhou o reforço de mais uma grande empresa do agronegócio. A multinacional Corteva anunciou a abertura de 81 vagas de estágio voltadas para mulheres, negros, integrantes de comunidades LGBTQI+ e pessoas com deficiência. Os selecionados trabalharão em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. 
Source: Rural

Leave a Reply