Skip to main content

(Foto: Emílio Mansur)

 

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revisou positivamente sua previsão para o PIB agropecuário em 2020, de 1,6% para 1,9%. Em carta de conjuntura publicada nesta quinta-feira (22/10), os pesquisadores destacam a melhora nas previsões do IBGE para o setor, em especial para a pecuária. 

Segundo o estudo, “os dados do Sistema de Inspeção Federal (SIF) para a produção animal já indicam tendência de recuperação no abate bovinos, tendo inclusive retornado ao patamar pré-Covid-19 do início do ano”.

saiba mais

Queda no abate de fêmeas faz rebanho bovino crescer no Brasil

Falta de gado para abate e aumento das exportações deixam carne bovina mais cara

 

De acordo com o Ipea, embora os números indiquem queda nos abates durante o terceiro trimestre deste ano, devido aos números elevados de 2019, os pesquisadores projetam que, no quarto trimestre, essa redução perderá força, fazendo com que o setor encerre 2020 com recuo de 4,3% nos abates ante uma queda acumulada de 5,2% até junho.

Diante isso, a diminuição esperada para o valor adicionado da pecuária ao PIB agropecuário passou de 2,8% para 1,5% neste ano, com estimativa de recuperação de 3,9% em 2021.

saiba mais

PIB do agronegócio cresce 6,75% nos primeiros sete meses ante 1 ano

Abate de gado cai pelo segundo mês consecutivo em Mato Grosso

 

“Vale destacar que a queda na produção bovina esperada para 2020 tem, entre suas causas, o elevado volume de abates, inclusive de matrizes, na segunda metade do ano passado, puxado pela demanda aquecida e pelo preço elevado, que gerou problemas do lado da oferta”, destaca o Ipea, em nota, na qual também prevê melhora nas previsões para a produção das principais culturas agrícolas, com destaque para soja, milho e café.

A partir das projeções de safra da Conab, o Ipea estima que o crescimento do valor adicionado da lavoura para 2020 será de 3,9%.

“Com as revisões positivas dos principais produtos da lavoura referente ao fechamento do mês de setembro, o PIB Agropecuário nos dois primeiros trimestres tende a ser revisto positivamente pelo IBGE em novembro, junto com a divulgação do resultado do terceiro trimestre”, prevê o Ipea.
Source: Rural

Leave a Reply