Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (21/10) no site da Globo Rural. 

Covid-19 nos frigoríficos

(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

A China deve anunciar nos próximos dias a retomada das importações de carne dos quatro frigoríficos do Rio Grande do Sul suspensos no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, após uma série de auditorias realizadas por videoconferência entre final de setembro e início de outubro.

As inspeções abrangeram oito unidades atualmente suspensas para analisar os protocolos de prevenção e controle de eventuais casos da doença. Destas, quatro no Rio Grande do Sul receberam sinalização favorável para retomada das compras. O Ministério da Agricultura diz que ainda aguarda o resultado das avalições feitas pelas autoridades chinesas.

Atraso no plantio de soja

 (Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

A falta de chuvas nas principais regiões produtoras de grãos, entre setembro e meados de outubro, já causa preocupações para a safra de verão em 2020/2021. Analistas e representantes do setor já avaliam que há risco do atraso no plantio da soja comprometer a janela ideal da segunda safra de milho e encurtar o calendário do algodão. Além da possibilidade de afetar a qualidade da própria oleaginosa que está indo para o campo.

Agro e o acordo Mercosul-UE

 (Foto: Divulgação)

 

Os esforços do governo brasileiro para conseguir apoio à conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia, incluindo a aproximação com Portugal, neste mês, possuem poucas chances de reduzir as pressões contrárias ao tratado, cuja ratificação depende da aprovação de todos os países-membros.

Com o aumento do desmatamento no centro das críticas ao Brasil, diplomatas e ex-ministros avaliam que só avanços efetivos no combate a crimes ambientais seriam capazes de destravar as negociações.

Seca prejudica milho em SC

(Foto: Getty Images)

 

A escassez de chuva em Santa Catarina já compromete a produção de verão no Estado, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). "A previsão de colheita de 2,5 milhões de toneladas de milho na safra 2020/2021 certamente não será alcançada", disse, em nota, o vice-presidente da entidade, Enori Barbieri.

Bancada Ruralista apoia Kássio Nunes no STF

 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

 

Indicado para ocupar a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Kássio Nunes Marques deve prestigiar a defesa “irrestrita” da segurança jurídica no campo e o direito de propriedade. É o que espera a Banca Ruralista, que divulgou nota de apoio à nomeação de Marques à a Corte mais alta do Brasil.

Aplicativo com informações meteorológicas

 (Foto: Mapa/Divulgação)

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou uma versão para celular da plataforma Sisdagro (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária), que tem informações meteorológicas para ajudar na tomada de decisões para o planejamento e manejo agropecuário. O sistema tem dados de estações e variáveis como temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar. 

Aceleração da emissão de títulos verdes

 (Foto: Globo Rural)

 

De olho em um mercado de US$ 840 milhões para iniciativas de títulos verdes no mundo, o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Climate Bonds Initiative (CBI) querem entender os gargalos que impedem a aproximação dos investidores ao Brasil. Para isso, uma pesquisa está sendo feita desde setembro com foco em credores nacionais e internacionais.

Alta nos preços de hortifrúti

(Foto: Getty Images)

 

A cenoura e o tomate foram as hortaliças com os maiores reajustes nos preços nas centrais de abastecimento (Ceasas) pelo Brasil, em setembro, segundo o 10º boletim Prohort, divulgado nesta quarta-feira (21/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entre as frutas, laranja, banana e maçã puxaram o aumento nas cotações.

Uva do nordeste

 (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta nesta quarta-feira (21/10) uma variedade de uva desenvolvida na região Nordeste do país. Chamada de BRS Tainá, é a primeira cultivar voltada para o cultivo no polo frutícola do Vale do Rio São Francisco. Com potencial para mercado de mesa, a BRS Tainá promete sabor neutro e agradável, equilibrando açúcares e acidez.
Source: Rural

Leave a Reply