Skip to main content

(Foto: Koppert/Divulgação)

 

A Koppert Biological Systems, empresa especializada na produção de produtos biológicos para a agricultura, anunciou nesta segunda-feira (19/10) a criação de um hub de inovação voltado exclusivamente para o mercado de produtos biológicos no Vale de Piracicaba (SP), região que congrega grande parte das agtechs no país.

O hub, que recebeu o nome de Gazebo, já tem uma startup parceira, a e-Trap, que nasceu no centro de pesquisa e desenvolvimento da Jacto, de Pompéia (SP), e pretende, nos próximos meses, atrair mais empresas de tecnologia de aplicação, agricultura de precisão e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

saiba mais

Syngenta compra italiana Valagro e avança no mercado de biológicos de olho no Brasil

 

 

De acordo com o diretor comercial da Koppert, Gustavo Ranzani Herrmann, o principal objetivo do Gazebo é congregar ideias entre startups e instituições de pesquisa para ampliar as soluções aplicadas ao manejo integrado de pragas (MIP) e doenças típicas da agricultura tropical.

“O mercado de produtos biológicos está crescendo em todo o mundo, mas ainda temos alguns gargalos quando pensamos na agricultura tropical e o produtor rural brasileiro”, disse o executivo. “A ferrugem da soja, por exemplo, é um problema que ainda não é solucionado com biológicos e queremos achar um caminho para poder oferecer ao produtor”, acrescentou.

saiba mais

Startup brasileira cria controle biológico para carrapato bovino

 

A ideia do hub nasceu no ano passado, quando a Koppert firmou uma parceria com o centro tecnológico São Paulo Advanced Research Center for Biological Control (SPARCBio), da Esalq (USP) para desenvolver soluções tecnológicas para a correta adoção dos produtos biológicos na agricultura.

“O produtor rural tem que ter possibilidades de ter produtos biológicos e também, as tecnologias mais adequadas para que ele possa fazer a aplicação destes produtos”, explicou.

(Foto: Koppert/Divulgação)

 

saiba mais

Crise trazida pela pandemia traz oportunidade de inovação para agtechs

 

A parceria com a e-Trap, segundo Herrmann, visa desenvolver uma armadilha tecnológica para o controle de pragas na lavoura de cana-de-açúcar. “Hoje em dia, o produtor tem as armadilhas manuais: ele precisa espalhar as armadilhas na lavoura e depois, voltar ao local, contar manualmente a população de insetos”, disse.

“É possível, com a tecnologia que temos hoje, criar uma solução para este trabalho ser feito remotamente, paralelamente ao trabalho do drone que libera o produto [neste caso, as cotesias flavipes, inseto predrador da broca da cana]”, observou.

saiba mais

Indústria usa drone para fazer controle biológico e combater pragas em eucaliptos na Bahia

 

Equilíbrio no futuro

 

O mercado de produtos biológicos, que inclui macrorganismos, microrganismos, bioquímicos e semioquímicos, é um segmento que vem crescendo a uma taxa de 40% a 50% ao ano, em todo o mundo.

“É a chamada agricultura preventiva, que permite ao produtor rural minimizar as ocorrências de doenças e pragas na sua lavoura na safra futura”, explicou o executivo, que acredita que, nos próximos 10 anos, a adoção dos produtos biológicos na agricultura deve ser mais equilibrada.

Há situações em que o uso do químico é necessário, e sempre será, no entanto, a adoção dos biológicos como prevenção pode reduzir as aplicações, criar um ambiente mais protegido, com menos intervenções

Gustavo Ranzani Herrmann, diretor comercial da Koppert

O lançamento do Gazebo foi feito online e transmitido por plataformas de streaming. Segundo Herrmann, a Koppert atuará no hub com mentoria, desenvolvimento de planos de negócios, funding e testes de conceito das soluções aplicadas ao controle biológico, validando as tecnologias no campo.

A estruturação do hub teve o apoio de fundos de Corporate Venture Capital já estabelecidos no mercado e será instalado na agtech Garage, que já congrega várias agtechs. “O AgTech Garage atuará como entidade convergente das startups do agronegócio, potencializando nosso acesso ao ecossistema de inovação, além de abrigar o hub nesta primeira fase”, explicou a líder de inovação do Gazebo, Renata Morelli.
Source: Rural

Leave a Reply