Skip to main content

Planta Ochroma pyramidal, conhecida como pau-de-balsa (Foto: Reprodução/Andres Hernandez/Flickr)

 

Gostaria de saber o nome dessa árvore e como fazer mudas.
Wilma Schwambach Vieira, via Facebook

A árvore é a Ochroma pyramidale, conhecida popularmente como pau-de-balsa, pau-de-jangada, pata-de-lebre e balsa. Pertencente à família Malvaceae, que também inclui a paineira, baobá, algodão, quiabo, entre outras, tem na madeira seu principal produto, com uso difundido na construção de barcos e jangadas, na confecção de boias salva-vidas, brinquedos, isolantes térmicos, forros de teto, caixas leves e na fabricação de celulose.

A madeira pode substituir a cortiça em suas múltiplas aplicações. A paina sedosa, que envolve a semente, é usada em enchimento de colchões e travesseiros. Por apresentar altas taxas de crescimento e resistência à luz direta, a espécie é recomendada para a recuperação de áreas degradadas e melhoramentos de solos.

saiba mais

Conheça o pepino-vermelho, fruto aproveitado em receitas doces e salgadas

 

É ainda útil no fornecimento de sombras para o gado, quando plantada em pastos, e considerada ornamental. Tem rápido crescimento, podendo chegar a 25 metros de altura e 1,2 metro de diâmetro, mas é curto o tempo de vida.

Foto do pau-de-balsa da leitora da GR (Foto: Wilma Vieira)

 

A árvore pau-de-balsa se desenvolve bem em solo arenoso com fina camada orgânica, mas prefere solos férteis, úmidos, bem drenados, argilosos, neutros ou alcalinos. A retirada manual das partes lenhosas dos frutos é fácil, porém é trabalhosa a separação da paina das sementes para uso no plantio.

Como apresentam dormência, há a necessidade de tratamento pré-germinativo, passando por escarificação manual ou imersão em água quente por 20 minutos, o que possibilita entre 60% e 89% de germinação. Em seguida, as sementes podem ser semeadas em canteiros semi-sombreados, ou em sementeiras com substrato organo-arenoso.

Recomenda-se cobrir levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. Mudas com 5 a 6 centímetros podem ser transplantadas para embalagens individuais. A emergência, que leva de cinco a oito dias, e o desenvolvimento das mudas são rápidos, ficando prontas para o plantio no campo em menos de quatro meses. Em boas condições e após um ano de plantadas, as mudas podem atingir até 5 metros de altura e 5 centímetros de diâmetro.

saiba mais

Conheça o cacto flor de maio

Conheça o chuchu-do-mato, fruto de uma PANC cultivada para consumo ou decoração

 

Consultor: Marcos Eduardo Guerra Sobra, professor de ecologia e sistemática vegetal na Universidade Federal de São João del Rei. Praça Frei Orlando, 170, CEP 36307-352, São João del-Rei (MG). Tel. (32) 3379-2388; 

Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia  Nº 19, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Av. André Araújo, 2.936, Petrópolis, CEP 69067-375, Manaus (AM), CP 2223, CEP 69080-97. Tel. (92) 3643-3377
Source: Rural

Leave a Reply