Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (15/10) no site da Globo Rural.

Focos de incêndio na Amazônia

(Foto: Reprodução/Ed. Globo)

 

O avanço das queimadas na Amazônia impressiona em outubro. O número de focos de incêndio nos primeiros 14 dias é 29% maior do que o registrado no bioma durante os 31 dias do mesmo mês no ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), considerando os satélites de referência, foram 10.130 focos em outubro deste ano – média de 723 por dia.

Preço do arroz

(Foto: Irga/Divulgação)

 

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) descartou a possibilidade de os preços diminuírem com a colheita da safra 2020/2021, a partir de fevereiro. Os motivos, segundo a entidade, são equilíbrio entre oferta e demanda e o alto interesse das indústrias.

Desafios das mulheres rurais

 (Foto: Reprodução/Twitter)

 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, afirmou que as mulheres do meio rural ainda sofrem com a discriminação, racismo sistêmico e pobreza estrutural, apesar de seu papel crucial na nutrição e na segurança alimentar. Ele fez a declaração devido ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado nesta quinta (15/10).

Exame de Covid na laranja

 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Considerado um dos melhores exames para detectar o novo coronavírus em pacientes com suspeita de Covid-19, o método PCR quantitativo, com base na identificação de traços do material genético do vírus, ganhou fama mundial neste ano. O exame também tem ajudado o Brasil a combater um fungo inofensivo para saúde humana, mas que há décadas ataca os pomares de laranja do país: a pinta negra.

Exportação de soja e milho

 (Foto: Cláudio Neves/Appa)

 

O Brasil deve exportar em outubro 2,341 milhões de toneladas de soja e 5,327 milhões de toneladas de milho, projetou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), em relatório. As duas projeções foram elevadas ante a semana anterior, quando a expectativa era de embarques de 1,911 milhão de toneladas de soja e 4,568 milhões de toneladas de milho.

Produtores de café em alerta

 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

As chuvas verificadas em muitas regiões cafeeiras no início de outubro ocorreram em baixo volume, contexto que mantém muitos produtores em alerta, de acordo com monitoramento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Segundo colaboradores do centro, apesar de redução das altas temperaturas, lavouras precisam precipitações mais significativas. 

Rebanho bovino cresceu 0,4%

 (Foto: Rogério Cassimiro/Ed. Globo)

 

Depois de dois anos seguidos de queda, o rebanho bovino do Brasil voltou a crescer em 2019. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de 0,4% em comparação com 2018 levou o número de cabeças de gado para 214,7 milhões, o que coloca o país na condição de detentor do segundo maior rebanho bovino do mundo e maior exportador desse tipo de carne.

Produção de leite maior

 (Foto: Getty Images)

 

A produção de leite de vaca aumentou 2,7% em 2019 na comparação com 2018, chegando a 34,8 bilhões de litros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (15/10), a instituição informa que o valor de produção atingiu R$ 43,1 bilhões.

Atraso no reflorestamento

(Foto: Globo Rural)

 

Restaurar e reflorestar espécies nativas no Brasil passa por um contraditório processo em que o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) entra em conflito com a Lei de Proteção da Vegetação Nativa  (12.651/2012). Pesquisa do WRI-Brasil aponta que o sistema que controla comercialização da madeira entra em conflito com o previsto na legislação. 

Morre touro que gerou 20 mil doses de sêmen

 (Foto: CRV Lagoa/Divulgação)

 

Responsável pela venda de 20 mil doses de sêmen, o touro Guzerá Napole TE morreu no último dia 30 de setembro. A confirmação foi feita nesta semana pela CRV Lagoa. O animal, oriundo da Fazenda Ygarapés, criatório referência em pecuária leiteira, gerou ao longo da vida um faturamento de mais de R$ 413 mil.
Source: Rural

Leave a Reply