Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

O cultivo de um brócolis de origem italiana no interior de São Paulo é o trunfo de uma empresa brasileira de antepastos para ampliar o consumo do Cime di Rapa no Brasil. Iniciado há três anos, o projeto está prestes a sair do campo para os supermercados.

A ideia começou quando Carmen De Tommaso, diretora da De Tommaso, decidiu resgatar uma tradição familiar e plantar a variedade italiana em um hectare da fazenda em Santa Isabel, perto de Mogi das Cruzes, onde o clima é parecido com a região de montanha da Calábria, no sul da Itália.

saiba mais

Cooperativa do Paraná usa inteligência artificial para agilizar classificação da soja

 

"É uma verdura consumida há muitos séculos na Italia e tem um sabor incrível. Agora, existe uma demanda muito grande por vegetais de sabor diferente. Isso sem contar a colônia italiana, que já conhece e gostaria de ter o produto disponível para consumo", afirma.

Na primeira safra em solo nacional, dez mil mudas foram plantadas. A colheita – que é anual – terminou na última semana do outono. A partir dela, foram produzidos 5 mil potes com o produto cultivado no Brasil, que deve chegar em breve aos consumidores.

saiba mais

No Dia Mundial do Ovo, empresa brasileira lança ovo caipira azul

 

"Eles foram produzidos diariamente, conforme a colheita. Será um produto sazonal, respeitando a tradição italiana", destaca Carmen, que calcula em cerca de R$ 200 mil o investimento já feito para concretizar a ideia.

Carmen De Tommaso, diretora da empresa (Foto: Divulgação)

 

Como a edição será limitada, cada pote terá um número de série no rótulo. O Cime di Rapa será vendido como conserva, preparado apenas com os brotos, de forma artesanal e sem uso de conservantes. O pote de 170 gramas deve sair por R$ 30. 

"Começaremos devagar, para aculturar e trazer a novidade à colônia italiana, que já conhece o produto", destaca Carmen, que fundou a empresa em 1986.

saiba mais

Syngenta compra italiana Valagro e avança no mercado de biológicos de olho no Brasil

 

(Foto: Divulgação)

 

Cime di Rapa

Também conhecido como brócolis rabe, rapini, raab, brócolis de primavera ou nabo italiano, o Cime di Rapa é um vegetal de origem mediterrânea, cultivado no Sul (91,8%), Centro (7,8%) e Norte (0,4%) da Itália, sendo a Puglia é a principal região produtora, seguida da Campania, Lazio, Calábria e Basilicata.

A hortaliça ocupa o sexto lugar entre os vegetais mais cultivados do país europeu – o primeiro é o tomate. Nas últimas décadas, o Cime di Rapa ganhou espaço em outros países do continente, além de Estados Unidos, Canadá, Argentina e Austrália.

saiba mais

Novo marketplace da TIM oferece tecnologias e serviços digitais para agricultores

 

O Cime di Rapa tem um sabor suave e sutilmente amargo. Tem baixo valor calórico – 22 kcal a cada 100 gramas – e é composto de água (92%), proteínas (2,9%), lipídios (0,3%), carboidratos (2%) e fibras (2,9%). Além disso, carrega nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A e C, além de polifenóis.

Normalmente, ele é cultivado em hortas familiares ou em conjunto com outras plantações. Suas folhas são alongadas e irregularmente lobadas e dentadas. É caracterizada por ter uma parte do caule sem folhas ou galhos que tem apenas flores terminais, com inflorescências de guarda-chuva que são colhidas antes que as flores se abram.

Na Itália, o plantio ocorre no final da primavera ou durante os meses de verão, enquanto a colheita começa no outono e pode seguir até o fim da primavera.
Source: Rural

Leave a Reply