Skip to main content

(Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

*Publicado originalmente na edição 420 de Globo Rural (Outubro/2020)

Em um período crucial para o plantio da nova safra de grãos, a expectativa é de que, durante o mês de outubro, as chuvas ocorram de forma mais regular no Centro-Sul do país e em algumas áreas da região Norte.

Com o fim do vazio sanitário da soja em diversos Estados, os produtores seguem esperando os bons volumes para realizar o plantio da nova safra. Mas, no interior do país, a previsão é que as chuvas ainda fiquem abaixo da média histórica.

saiba mais

Agro mais sustentável é destaque na edição de outubro da Globo Rural

 

Confira a previsão por região:

Sul

Em outubro, a maior frequência de frentes frias deixa quase todo o território com expectativa de grandes variações de temperatura e de chuvas mais frequentes. Apesar disso, principalmente o centro do Rio Grande do Sul ainda ficará com volumes de chuva bem abaixo da média.

Sudeste

A previsão é que mais frentes frias alcancem o Estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, que ficarão com volumes acima da média. O restante de MG terá um total acumulado abaixo da média. A falta de chuvas afetará os cafezais, que precisam dos volumes para o pegamento das flores.

saiba mais

AgRural: tempo seco e quente atrasa o início do plantio da soja

 

Centro-Oeste

No decorrer de outubro, as pancadas de chuva começam a ocorrer de forma mais regular na região. Principalmente no sul de Goiás, norte e leste de Mato Grosso do Sul, o risco para chuva mais significativa aumenta, e os volumes ficarão acima da média. Ainda está prevista muita irregularidade, mas, de forma geral, as condições são um pouco melhores para o plantio após um setembro seco.

Nordeste

As chuvas na faixa leste seguem diminuindo, e a previsão é que toda a região fique bem seca em outubro. A temperatura deve ficar ligeiramente acima da média histórica, afetando as culturas em campo, além das queimadas, que ocorrerão com maior frequência. 

saiba mais

Safra 2020 terá recorde de 252 milhões de toneladas, prevê IBGE

 

 

Norte

A região ainda fica com episódios de chuvas isoladas e irregulares em outubro. Apesar disso, há expectativa de que várias áreas fiquem com precipitações acima da média histórica, como no Acre, Pará e Rondônia. Para os produtores de feijão, as condições são boas para o plantio e o início do desenvolvimento.

(Fonte: Climatempo)

 

Mundo*

Américas

As chuvas devem ficar dentro das expectativas na maior parte das áreas. As exceções ficam por conta do Meio-Oeste dos Estados Unidos, onde serão mais abundantes. A América Central receberá chuvas abundantes, bem como o centro da Venezuela, Colômbia e Peru. As secas mais intensas estarão no litoral sul do Chile e no centro da Argentina.

África

No continente africano, as anomalias de chuvas mais intensas ocorrerão na região equatorial. A zona de estiagem sai do litoral atlântico do Senegal e da Mauritânia e caminha em direção ao centro da África.

saiba mais

Brasil deve ter nova produção recorde de grãos na safra 2020/21, aponta Conab

 

Ásia

As precipitações serão mais intensas na Índia e no extremo sul da China, enquanto uma área de estiagem, a partir de Macau, deve ocorrer em toda a costa chinesa do Pacífico, em direção à Coreia do Sul.

Europa

No Leste Europeu, a estiagem avançará sobre Hungria, Romênia, Turquia e Ucrânia, atingindo a fase final da maturação dos grãos. Chuvas acima da média ocorrerão no Reino Unido, Dinamarca e Noruega.

*Por Celso Grisi, professor da USP
Source: Rural

Leave a Reply