Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Embora a Minerva tenha dito em comunicado ao mercado que "nada de mais grave" foi identificado em teste de Covid-19 feito pela China em um lote de carne bovina enviado ao país, a Embaixada chinesa no Brasil confirmou nesta sexta-feira (9/10) que os exames detectaram ácido nucleico do novo coronavírus.

O vírus foi encontrado em uma amostra de embalagem de carne congelada e desossada. ela manhã, a Minerva informou que as exportações da planta de Barretos (SP), de onde partiu o lote em questão, foram retomadas após uma semana de suspensão, decorrente de "testes sanitários" conduzidos pelas autoridades chinesas.

saiba mais

Minerva diz que frigorífico de carne bovina suspenso pela China já retomou exportações

China anuncia que carga brasileira de peixe testou positivo para Covid-19

 

Em setembro, a  Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) havia anunciado que suspenderia automaticamente as importações de empresas cujos produtos refrigerados apresentem resultado positivo em testes de ácido nucleico para a Covid-19. 

Segundo o protocolo, a suspensão é de uma semana quando houver um ou dois casos positivos e de até quatro semanas a partir do terceiro caso. Desde que a medida entrou em vigor, uma unidade de beneficiamento de pescados no Ceará e a Minerva, em São Paulo, tiveram as exportações suspensas por uma semana.

Antes do protocolo de suspensões automáticas, outros oito frigoríficos brasileiros tiveram suas exportações embargadas pela China, sendo que sete deles continuam sem autorização para exportar.

saiba mais

Frigoríficos alertam que MT corre risco de não ter gado para abate a partir de 2021

Trabalhadores de frigoríficos temem demissões após férias coletivas por falta de gado

 

Em nota, a Embaixada da China no Brasil explica que tratam-se de “medidas temporárias, que não visam um país em particular, como o Brasil, não vão afetar a qualificação dos frigoríficos exportadores e tampouco terão um impacto substancial no comércio do agronegócio bilateral”.

“A Embaixada está disposta a manter frequentes comunicações e boas articulações com as autoridades competentes e empresas relacionadas do Brasil para tratar, de forma adequada, qualquer eventual problema durante a pandemia”, conclui o comunicado da embaixada chinesa.

Procurada por Globo Rural, a Minerva informou que não vai se manifestar sobre a posição da Embaixada da China.
Source: Rural

Leave a Reply