Skip to main content

Ministra Tereza Cristina, durante evento online de lançamento do programa Ater Digital (Foto: Antônio Araújo/Mapa)

 

O Ministério da Agricultura lançou, nesta quinta-feira (8/10) um programa de Assistência Técnica e Extensão Rural baseada em ferramentas de tecnologia de informação. Chamada de Ater Digital, a iniciativa vai receber um aporte inicial de R$ 40 milhões, com a expectativa de aumentar para pelo menos 50% a proporção de produtores rurais que receberão assistência até o ano de 2030.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citados pela pasta, no comunicado oficial, contabilizam em mais de 5 milhões os estabelecimentos agrícolas no Brasil. Desse total, cerca de 3,9 milhões são de agricultores familiares e apenas 18,2% deles têm acesso à assistência técnica e extensão rural.

“O atendimento presencial não consegue abranger todo o quantitativo de estabelecimentos. Ao utilizar a tecnologia, com o emprego de aplicativos para celular, por exemplo, as empresas de Ater podem ampliar o seu alcance, perpassando as barreiras geográficas, conseguindo chegar lá na ponta, no pequeno agricultor”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério, Fernando Schwanke, de acordo com o divulgado pela pasta, em nota.

O programa Ater Digital foi apresentado em evento realizado via internet, com participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na primeira fase, a ser desenvolvida entre 2020 e 2022, serão desenvolvidos cinco projetos, informou o Ministério. Um deles é a criação de um portal para compartilhar pesquisas e demandas de produtores rurais sobre pesquisa e extensão.

saiba mais

Anvisa aprova novas regras para rotulagem de alimentos

Esalq lança hub de inovação para monitorar clima no mercado agro

 

Estão previstas também a modernização das estruturas de tecnologia de informação nas instituições públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural e a criação de aplicativos e sistemas que promovam a melhoria da qualidade de produtos agrícolas e a otimização no uso de recursos na produção. Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, será feita a capacitação de extensionistas para a utilização dos recursos de tecnologia da informação.

“Sabemos que talvez nem colheremos os frutos neste mandato, mas só de deixar essa semente plantada, vamos regar ela bastante, colocar bastante adubo para que ela possa florescer o mais rápido possível e melhorar a vida daqueles que precisam muito”, ressaltou a ministra Tereza Cristina, de acordo com a nota do Mapa.

A ministra pontuou, de outro lado, que o programa de Ater Digital não significa excluir a oferta de atendimento presencial por parte dos extensionistas pelo país. O programa visa apenas ampliar o acesso à assistência, já que, segundo ela, muitas vezes, ele aguarda períodos de 30 dias pelo retorno do técnico em sua propriedade.

De acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura, uma das iniciativas será realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O trabalho conjunto prevê a prestação de consultoria em agricultura digital para agricultores familiares na região Nordeste. Na primeira fase, cerca de 100 mil deverão ser atendidos.
Source: Rural

Leave a Reply