Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) pediu ao governo federal, por meio da Câmara de Comercio Exterior (Camex), a suspensão temporária da Tarifa de Exportação Comum (TEC) para a importação de milho e de soja provenientes de países fora do Mercosul.

O motivo da solicitação é a alta nos custos de produção de carnes suína e de frango e dos ovos, uma vez que soja e milho são insumos importantes para os animais. Em algumas praças, segundo a associação, o aumento no valor chega a 70% na comparação com 2019.

saiba mais

Abiove prevê produção recorde de soja no Brasil e manutenção de preços altos em 2021

Falta de gado e alta da arroba criam queda de braço pelo preço da carne

 

“Nossos insumos principais ainda são o milho e a soja do Brasil. Mas, em tempos de forte exportação de grãos, como os atuais, precisamos de opções. É uma questão de segurança alimentar e controle inflacionário. Se nossos fornecedores têm as portas abertas para o exterior, é justo que tenhamos a mesma oportunidade", diz Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Segundo ele, em 2016, ano com altas históricas dos grãos, houve a suspensão da TEC para o milho, além da intensificação de venda balcão para os produtores. "Precisamos novamente da medida, já que os preços dos insumos estão se aproximando dos índices de quatro anos atrás”, destaca Santin.
Source: Rural

Leave a Reply