Skip to main content

Calor excessivo levou à morte de galinhas poedeiras de uma granja, em Bastos (SP) (Foto: Arquivo/Granja Kakimoto)

 

A morte de milhares de galinhas em uma granja de Bastos, no interior de São Paulo, não foi um fato isolado e já tem reflexos sobre a oferta local. Segundo a pesquisadora do Cepea, Juliana Ferraz, as granjas da região têm registrado quedas de 10% a 20% na produção, com impacto sobre as cotações que balizam o mercado nacional e calculadas pelo Centro de Estudos.

“Com a menor oferta de ovos no mercado, em especial os maiores, o preço tem se elevado. A mortandade de poedeiras vermelhas tem sido maior, porque são galinhas mais sensíveis, isso pode elevar com maior intensidade os preços dos ovos vermelhos nos próximos dias e até impactar na produção e oferta futura”, explica a pesquisadora. Além da morte dos animais, o calor reduz a produtividade, com efeito sobre a oferta nacional.

saiba mais

Calor acima de 40ºC causa morte de mais de 40 mil galinhas, em Bastos (SP)

 

Na última sexta-feira (2/10), o indicador calculado pelo Cepea para o ovo tipo branco para retirar em Bastos fechou a R$ 85,57 a caixa com 30 dúzias, alta semanal de 3,19%. No ovo vermelho, a alta na última semana foi de 0,29%, para R$ 97,25 a caixa.

“A mortalidade também ocorre em outras regiões, mas pelo fato de Bastos haver uma concentração grande de produtores e um volume grande de produção e poedeiras, consequentemente a mortalidade lá também é maior”, explica Juliana.

saiba mais

Maior procura por carne de frango faz frigoríficos comprarem mais animais

 

Somados, os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo – cobertos por um bloqueio atmosférico que tem inibido a formação de chuvas – concentram mais de 63% da produção nacional, sendo mais da metade em São Paulo. Com máximas acima de 40ºC, Juliana explica que não são todas as granjas que conseguem fazer frente aos efeitos do calor sobre a saúde dos animais.

“Bastos, por exemplo, é uma região muito tradicional. Então tem bastantes granjas que não são tão tecnificadas. Em verões passados, já ouvimos relatos de que os equipamentos não estavam dando conta”, revela a pesquisadora.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), Bastos é o município com a maior produção de ovos do Estado, responsável por 36% do total, com cerca de 5 bilhões de unidades por ano.
Source: Rural

Leave a Reply