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(Foto: Reprodução)

 

Começa a funcionar nesta terça-feira (6/10) o Marketplace IoT TIM, plataforma que vai oferecer soluções de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para incentivar a conexão entre empresas de tecnologias e o mercado, incluindo o agronegócio e os produtores rurais.

A ideia do espaço online, segundo o head de soluções corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvea, é colocar à disposição dos agricultores ferramentas e serviços que impactem positivamente no negócio, como softwares para gestão, monitoramento do plantio, câmeras de segurança e aplicativos de rastreamento de insumos e produção, por exemplo.

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“No caso do agronegócio, começamos a fazer essas parcerias para que a gente não levasse apenas conectividade, mas, também, o processo de gestão para o campo. Ao longo desses cerca de três anos que estamos trabalhando no setor, faltava um ambiente para poder apresentar essas soluções ao mercado, onde o agricultor pudesse ter a visão dessas tecnologias que integram IoT, conectividade e parceria”, disse Gouvea à Globo Rural.

De acordo com o executivo, a plataforma, desenvolvida em parceria com a Nokia e com suporte de tecnologia da Squadra, vai oferecer soluções tecnológicas também para a Indústria 4.0, Cidades Inteligentes e Utilities.

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Na prática, o agricultor poderá entender como os serviços de conectividade da própria TIM, de empresas parceiras ou startups podem fazer a diferença na propriedade. Um exemplo é a Wings for Agro, que faz o monitoramento de sistemas em tempo real e a automatização de processos, o que possibilita a economia no uso de defensivos.

A Seal Telecom é outra que estará no marketplace. A companhia trabalha com serviços de monitoramento por videoconferência, onde câmeras térmicas podem ser utilizadas para conferir a temperatura na produção de celulose ou para a segurança da fazenda.

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Um terceiro parceiro do setor agrícola é a Agrosmart, plataforma de agricultura digital que auxilia na gestão de informação, como o manejo da lavoura, irrigação, plantio e estágio da colheita, em um sistema que utiliza imagens de satélite. Outras empresas presentes no novo marketplace são Engineering, Maxtrack, M2M Telemetria e Tractian.

“A conectividade é parte do projeto de aproximação do agricultor com essas empresas. Quando começo a conversar sobre a implantação de 4G no campo, a primeira coisa que vou ver é quais são os implementos que ele tem no campo e quem é o fabricante. Depois, vamos interligar necessidade e soluções. Nosso objetivo com a novidade é incentivar o crescimento do novo mercado de IoT no Brasil, agregando valor à conectividade”, diz o executivo.

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Para a TIM, o marketplace é mais uma forma de levar desenvolvimento e inovação ao campo, onde já atua em outras frentes. Uma delas é o Conectar Agro, em que, ao lado de outras sete empresas – CNH Industrial, AGCO, Jacto, Climate FieldView/Bayer, Nokia, Trimble e Solinftec -, trabalha para levar internet ao campo.

A iniciativa quer beneficiar 13 milhões de hectares na safra 2020/2021, mais do que o dobro das 5,1 milhões contemplados em 2019. “No caso do Conectar Agro, há marcas que são até concorrentes, mas, em busca de um bem comum, que é esse fomento de tecnologia e o crescimento de produtividade, trabalham juntos”, ressalta Gouvea.
Source: Rural

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