Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (5/10) no site da Globo Rural.

Venda de máquinas agrícolas e caminhões

 

 (Foto: Joel Silva/Ed.Globo)

 

A falta de componentes e a menor capacidade de produção diante da pandemia de Covid-19 reduziram em setembro a venda de máquinas agrícolas e caminhões no Brasil. É o que apontou estudo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No acumulado de 2020, redução é de 16,21% para caminhões e de 5,17% para tratores e máquinas agrícolas, segundo a Fenabrave. 

Férias coletivas por falta de gado

 

 (Foto: Divulgação)

 

Com dificuldades para encontrar animais para abate, os frigoríficos do Mato Grosso, principal Estado produtor de carne bovina do país, estão começando a decretar férias coletivas, apontou nesta segunda-feira (5/10) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Frigoríficos aceleram automação

 

 (Foto: ABPA/Reprodução)

 

O surgimento dos primeiros casos de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos, ainda em março deste ano, seguido de cobranças cada vez maiores em relação à sanidade e rastreabilidade dos produtos, reacendeu um antigo projeto das empresas do setor: a automação do processo de produção.

Exército no Pantanal

 (Foto: Agência Brasil)

 

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou nesta segunda-feira (5/10) o uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios no pantanal sul-matogrossense.

Mercado de crédito de carbono

 (Foto: Thinkstock)

 

Lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa Floresta+ Carbono é o novo instrumento do governo federal para incentivar o pagamento por serviços ambientais, desta vez, com foco no mercado de créditos de carbono. No entanto, segundo a pasta de Ricardo Salles, são as empresas privadas que devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de neutralização do carbono.

Óleo de soja mais caro

 

(Foto: Divulgação/Imcopa)

 

O ritmo acelerado de processamento e a aquecida demanda, especialmente externa, reduziram rapidamente os estoques domésticos de soja e derivados, mesmo em um ano de recorde de produção, de acordo com monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Em um ano, o preço do óleo de soja teve alta de 74,5%. 

Contratação de auditores agropecuários

(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

O governo federal publicou, na edição desta segunda-feira (5/10), do Diário Oficial da União (DOU), o decreto que autoriza a nomeação de candidatos aprovados no concurso público para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário – médico veterinário, do quadro do Ministério da Agricultura. Conforme informou o Palácio do Planalto na sexta-feira, está sendo autorizada a nomeação de 139 aprovados e que ainda não tinham sido convocados.

Escoamento pelo Arco Norte

(Foto: Heryka Cilaberry/Wikimedia Commons)

 

Por conta do asfaltamento da BR-163 e as obras nos últimos anos em terminais portuários, o escoamento da safra de grãos em portos do Arco Norte vem aumentando cada vez mais sua importância no Brasil.

Números da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) consolidados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base em médias mensais de embarque, mostram que, em 2019, 31,9% da soja e do milho do Brasil foram para o mercado externo por esses canais. 

Fungos no mamão papaia

 (Foto: Pxhere/CreativeCommons)

 

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (SP), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveram e otimizaram um método para extração e análise de compostos associados à podridão do mamão papaia – os chamados metabólitos voláteis. O objetivo é detectar precocemente a presença de fungos causadores de podridões e ainda auxiliar a exportação da fruta fresca.
Source: Rural

Leave a Reply