Skip to main content

Semana começa seca, mas chuva deve se consolidar no final de semana (Foto: Getty Images)

 

A semana começa com tempo seco e poucos focos de chuva no país. Há risco de precipitação só na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e algumas áreas de instabilidade na metade leste do Estado. Mas toda a região central do Brasil seguirá sem chuva nesta segunda-feira (5/10), segundo boletim agroclimático da Rural Clima.

Já na quarta-feira (7/10), uma nova frente fria avançará pela faixa norte do RS. "Essa chuva elevará os níveis de umidade do solo, favorecendo o plantio da soja, do arroz e do restante do milho que está para ser semeado", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Para a metade sul do Estado, não há previsão de chuva durante a semana, e essa ausência deve comprometer novamente os mananciais.

A partir de quinta-feira (8/10), há previsões de nebulosidades e pancadas de chuva no norte do Paraná, extremo sul do Mato Grosso do Sul, toda faixa sul e leste de São Paulo e algumas áreas do sul de Minas Gerais. Em Rondônia e no noroeste do Mato Grosso, as pancadas isoladas continuam, como nos últimos dias.

saiba mais

AgRural: tempo seco e quente atrasa o início do plantio da soja

"Mudas em stand-by" prometem facilitar e incentivar agricultura em áreas urbanas no Brasil

 

De acordo com a Rural Clima, na sexta-feira (9/10), a frente fria avança e mantém o tempo bastante instável em toda região sul do Brasil. Na metade sul do RS, não há previsão de chuva volumosa e isso mantém favorece o plantio do arroz. Todo Paraná e leste de São Paulo também devem receber precipitações. "Tudo indica que, a partir deste final de semana, começaremos o período de chuva no Brasil", diz o agrometeorologista.

No sábado (10/10), o tempo fecha em toda faixa central do país, que começa a receber pancadas regulares de chuva. Já no domingo (11/10), há uma tendência de intensificação dos volumes. As regiões produtoras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais devem aproveitar essa umidade, já que na próxima semana os volumes não devem ser tão altos.

O agrometeorologista também faz um alerta sobre o momento adequado para iniciar o plantio. "Não soltem plantio nesta segunda-feira (5/10) em nenhuma região do Brasil. Porém, com a previsão de chuva para o final de semana, acredito que o plantio da soja, em toda faixa central do país, pode ser iniciado a partir de terça-feira (6/10) e quarta-feira (7/10)".
Source: Rural

Leave a Reply