Skip to main content

Óleo de soja teve forte alta de preços, acompanhando o mercado do grão (Foto: Thinkstock)

 

O ritmo acelerado de processamento e a aquecida demanda, especialmente externa, reduziram rapidamente os estoques domésticos de soja e derivados, mesmo em um ano de recorde de produção, de acordo com monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Segundo os pesquisadores, a disputa acirrada pelo produto restante e os valores altos da paridade de exportação, sustentada pelo dólar valorizado, estão alavancando as cotações domésticas do grão e dos derivados, que operam nas máximas nominais e se aproximam dos recordes reais.

saiba mais

AgRural: tempo seco e quente atrasa o início do plantio da soja

Arco Norte é ponto de embarque de 30% da produção de soja e milho

 

No caso específico do óleo de soja, indústrias alimentícias relatam não conseguir competir com as de biodiesel nas aquisições do óleo. Este coproduto está sendo ofertado atualmente acima dos R$ 7 mil por tonelada, cenário não visto desde 2002.

Na cidade de São Paulo, o valor do óleo de soja (com 12% de ICMS) em setembro teve média de R$ 6.348 por tonelada, valor 18,4% superior à de agosto e 74,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, em termos reais.
Source: Rural

Leave a Reply