Skip to main content

Governador de Mato Grosso do Sul fala em evento com participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Gov. de MS/Secom)

 

O governo de Mato Grosso do Sul propôs a criação de uma brigada permanente de combate a incêndios e queimadas na região do Pantanal. A proposta foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja, que se reuniu, neste sábado (3/10), com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Os dois sobrevoaram áreas atingidas pelo fogo e depois participaram de um encontro para discutir a situação da região.

De acordo com o divulgado pela Secretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul, o encontro teve a presença, além de Salles e Azambuja, de autoridades civis e militares, técnicos e representantes produtores rurais. Segundo o informe, o governador disse que a brigada permanente é necessária porque “a seca é um ciclo natural da região e, conforme previsões, deve-se prolongar por mais alguns anos”.

“Precisamos estar preparados com uma brigada eficiente e bem treinada, com toda a estrutura dos governos federal e estaduais, para atuar em todo o Pantanal e evitar que os incêndios se propaguem como estamos vendo este ano”, disse o governador, de acordo com o informe da Secretaria de Comunicação do Estado.

saiba mais

Senado aprova uso de aviões agrícolas para combater incêndios

Pode ou não pode? Entenda as regras para uso do fogo em áreas rurais

 

O ministro Ricardo Salles manifestou apoio à proposta do governador sul-matogrossense. Destacou ainda o avanço do Estado na regulamentação de áreas de fogo controlado no Estado.

“Vamos avançar muito mais do que já avançamos para enfrentar os desafios de uma seca extrema como esta, graças ao nosso alinhamento de esforços”, disse Salles, conforme a nota da administração estadual.

Uma das áreas sobrevoadas pelo governador e o ministro, neste sábado, foi a região da fronteira com a Bolívia, onde a baixa do leito do Rio Paraguai prejudicou a navegação. Em vídeo divulgado pelas redes sociais, Reinaldo Azambuja reconheceu que as imagens do Pantanal “se consumindo” entristecem, mas ressaltou o trabalho conjunto de diversos órgãos no combate às queimadas.

Embarcações encalhadas no Rio Paraguai. Baixa do rio dificultou navegação, de acordo com o governo de Mato Grosso do Sul(Foto: Gov. de MS/Secom)

 

“O que a gente pode ver é uma seca extrema com que estamos convivendo, talvez com a maior seca dos últimos 60 anos aqui na região do Pantanal”, disse. “Mas não tenho dívida de que as chuvas virão e o meio ambiente se recupera, se regenera”, acrescentou.

Na mensagem, ele afirma que a intenção do encontro deste sábado é fortalecer a atuação conjunta entre autoridades federais e estaduais. “Fortalecendo uma estrutura de apoio no Pantanal e, principalmente, combater aquilo que é criminoso, aquilo que é feito de forma criminosa. Todos esses órgãos estão combatendo”, diz Azambuja, no vídeo.
Source: Rural

Leave a Reply