Skip to main content

 (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

Quente, gelado ou ainda como ingrediente em receitas caseiras, o café tem versatilidade na cozinha e faz parte da cultura do Brasil. Seja de manhã, depois do almoço ou no tradicional cafezinho da tarde, a bebida feita a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro segue conquistando amantes país afora.

No Dia Internacional do Café, comemorado nesta quinta-feira (1/10), Globo Rural sugere 5 receitas rápidas e práticas com café que vão deixar sua rotina muito mais saborosa. Separe o pó, prepare o filtro e mão na massa!

saiba mais

5 receitas clássicas para incrementar o cafezinho da tarde na quarentena

Aprenda 3 receitas fáceis de "bolos de vó"

 

Café gelado

 

 

Receitas geladas são uma boa pedida para quem não quer deixar de tomar café mesmo em dias mais quentes. De receita cremosa até um dueto cafeinado, confira os passos a seguir das receitas da chef Stela Morato: 

 – Café cremoso gelado

Café Cremoso Gelado (Foto: Divulgação)

 

Tempo de preparo: 5 minutos (+ 2 horas na geladeira)
Rendimento: 20 a 30 porções

Ingredientes
50g de café solúvel
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água quente

Modo de preparo
No liquidificador, coloque o café solúvel, o açúcar e a água morna. Bata durante cinco minutos até virar um creme. Coloque o conteúdo em uma vasilha, cubra com filme plástico e deixe no freezer por duas horas. Na hora de consumir, a recomendação é adicionar uma colher (chá) do creme no leite gelado.
Dica da chef: A receita dura seis meses se congelada no freezer.

 – Dueto cafeinado (cappuccino + café coado)

dueto-cafeinado-receita (Foto: Divulgação)

 

Tempo de preparo: 4 minutos
Rendimento: 1 bebida

Ingredientes
1 cápsula de cappuccino
50ml de café coado
1 colher (sobremesa) de manteiga de amendoim
Gelo
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo
Em um processador, bata a manteiga de amendoim com o cappuccino já preparado. Adicione o café e bata mais um pouco. Acrescente açúcar ou adoçante (caso deseje) e sirva com pedras de gelo.

saiba mais

Brasil deve ter produção de café 25% maior em 2020 e salto de 20% em produtividade

Nespresso promete café neutro em carbono até 2022

 

Capuccinos e bebidas quentes

 

 

 

De capuccino a uma receita especial da Nespresso, siga o passo a passo dessas sugestões para adquirir uma bebida bem feita e afetiva: 

– Capuccino caseiro

Capuccino (Foto: Reprodução/Engin_Akyurt/Pixabay)

 

 

Ingredientes
50g de café solúvel
250g de leite em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (é o que dá a consistência cremosa)
1 colher de chá de canela em pó
250g de açúcar ou adoçante a gosto

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes e guarde em um pote bem fechado. Para preparar a bebida, use duas colheres de sobremesa por xícara. Para um cappuccino mais cremoso, prepare-o com leite ao invés de apenas água.

– Maiz Latte (sugestão da Nespresso)

Ingredientes
1 xícara grande de café (aproximadamente 110 ml)      
200 ml de leite
20g de Mucilon (cereal de milho em pó)
10 g açúcar mascavo

Modo de preparo       
Em um recipiente, misture o leite, o açúcar e o Mucilon. Em seguida, com a mistura quente, bata em um mixer ou misturador de leite. Por fim, despeje em um copo e extraia o café diretamente sobre a bebida.

saiba mais

8 tipos exóticos de café

Consumir café moderadamente traz benefícios ao coração

 

Pão

 

 

A chef gaúcha Eline Prando decidiu apostar na especiaria para criar um pão caseiro, que tem como principal característica o sabor marcante da bebida. Além do pão, não se esqueça de fazer um cafezinho para acompanhar:

– Pão integral de café

Pão de Café (Foto: Eline Prando/Mel e Pimenta)

 

 

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de farinha de linhaça
½ colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (sopa) sal
200 ml de café forte (coado ou expresso)
3 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
1 colher (sopa) de cada grão/semente (linhaça, chia, gergelim e girassol)
Farinha de trigo para dar o ponto e fazer a sova (aproximadamente ½ xícara)

Modo de preparo
– Em primeiro lugar, prepare o café e deixe amornar.

– Depois, em uma tigela pequena, coloque o fermento, o mel, o açúcar mascavo e o café morno e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, use uma tigela grande e coloque as três farinhas indicadas nos ingredientes, os grãos, o sal e misture bem. Faça uma cavidade no centro, adicione o óleo de coco, logo após adicione, aos poucos, o café e o conteúdo da tigela pequena e comece a misturar com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea e que não grude muito nas mãos. Se necessário acrescente um pouco da farinha reservada.

– Coloque a massa sob uma superfície lisa e sove de 10 a 15 minutos, polvilhando a farinha levemente, até que a massa esteja bem homogênea e elástica.

– Após sovar, coloque a massa novamente na tigela grande, cubra com um pano limpo e deixe em local fechado por aproximadamente 1h15, ou até a massa dobrar de volume. Depois desse tempo, vendo que a massa cresceu, coloque-a novamente na superfície lisa levemente enfarinhada, e amasse para expulsar o ar contido na massa.

– Modele o pão no formato que desejar, coloque em uma forma, cuba o conteúdo com um pano e leve novamente para crescer, dessa vez deixando em um lugar fechado por 30 a 40 minutos, ou até dobrar de volume.

– Enquanto o pão cresce, ligue o forno a 220°C. Importante: o forno precisar ser ligado 20 minutos antes de colocar a massa para assar.

– Assim que o pão dobrar de tamanho no repouso, polvilhe um pouquinho de farinha por cima e, com uma lâmina ou faca super afiada, faça cortes com muita delicadeza na superfície do pão.

– Leve para assar em 200°C, por 30 a 40 minutos. Após esse tempo, retire do forno, coloque sobre uma grade e deixe esfriar.
Source: Rural

Leave a Reply