Skip to main content

Minerva Foods (Foto: Divulgação)

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (30/9) a suspensão por uma semana das importações de carne bovina da Minerva Foods em Barretos, interior de São Paulo. O órgão chinês não afirma o motivo da suspensão. Oficialmente, a Minerva também não, mas, segundo apurou a Globo Rural com pessoas ligadas à empresa, a medida é parte do protocolo de prevenção à Covid-19 no país, que prevê a suspensão de empresas cujos produtos apresentem sinais de contaminação.

Assim como como ocorreu com a empresa de beneficiamento de pescados cearense Monteiro Indústria de Pescados, na semana passada, os produtos exportados pela Minerva Foods a partir de seu frigorífico em Barretos passarão por testes confirmatórios para Covid-19, com a retomada automática dos embarques caso a contaminação seja descartada. Havendo confirmação da contaminação, as autoridades chinesas podem manter o frigorífico suspenso.

saiba mais

Minerva testa sistema para monitorar fornecedores indiretos de gado

Supermercados e consumidores são fundamentais para fiscalizar origem da carne, dizem CEO's de bancos

 

A medida não afetará a operação da unidade, cuja capacidade de abate é de até 80 animais por hora de operação, dizem as fontes ligadas à empresa. Com mais de 70% da sua produção voltada para a exportação, a Minerva Foods destina cerca de 37% das suas vendas para a China, segundo seu balanço financeiro trimestral.

No acumulado de 12 meses até julho deste ano, os embarques para o país apresentaram crescimento de 12% em receita, com US$ 4,9 bilhões. Procurada, a Minerva Foods afirmou que não comentará o caso.

Além da Minerva Foods, uma unidade de beneficiamento de pescados e outros oito frigoríficos já foram alvos de suspensões chinesas desde o início da pandemia de Covid-19 – incluindo concorrentes da empresa, como JBS e Marfrig. Até o momento, apenas um frigorífico, o matogrossense Agra, de Rondonópolis, foi reautorizado a vender para o país.
Source: Rural

Leave a Reply