Skip to main content

(Foto: Editora Globo)

 

O Ibama concedeu nesta terça-feira (29/9) licença de instalação para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). Com isso, as obras, do ponto de vista ambiental, estão aptas a serem iniciadas a partir de 2021.

O trecho de 383 quilômetros vai interligar o Vale do Araguaia, região produtiva e em desenvolvimento do Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus (BA).

saiba mais

Governo firma acordo com Exército para construção de ferrovia na Bahia

Contrato para obras da Fico deve ser assinado em novembro, diz ministro

 

No total, o empreendimento conta com obras em 12 municípios, que serão realizadas pela Vale, por meio de investimentos cruzados, a partir da outorga da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). A estimativa é de que sejam investidos R$ 2,73 bilhões nas obras.

Em 2025, segundo o Ministério da Infraestrrutura, a ferrovia será capaz de movimentar cerca de 13 milhões de TU (toneladas úteis). A previsão é de que, ao longo do contrato de concessão, sejam gerados 116 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

saiba mais

Novo episódio do Caminhos da Safra aborda as ferrovias no Brasil

Governo prepara concessões para a iniciativa privada na Amazônia

 

Para a liberação da licença, entretanto, o Ibama estabeleceu uma série de demandas, contidas no plano básico ambiental, o que inclui programas voltados para flora, fauna, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da qualidade da água, plantio compensatório e prevenção a queimadas, por exemplo.

O projeto da FICO não prevê passagem por nenhuma unidade de conservação (UC). O traçado licenciado é 1,4 quilômetro distante das UCs mais próximas à ferrovia. Além disso, não intercepta assentamento nem abarca terras indígenas ou comunidade remanescente quilombola dentro ou fora da Amazônia legal.
Source: Rural

Leave a Reply