Skip to main content

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

Os próximos dias prometem ser de calorão intenso pelo Brasil, pelo menos até a próxima segunda-feira (5/10). A MetSul Meteorologia alerta que um episódio histórico atingirá o país nesta semana, com temperatura acima dos 40ºC no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste. Em alguns locais, os termômetros podem atingir 45ºC.

"Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália", diz a Metsul.

saiba mais

Semana será de tempo seco em grande parte do Brasil e chuvas regulares no Sul

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas devem superar os 30°C em praticamente todo o Brasil, podendo chegar aos 40°C na região central. Já as mínimas vão variar entre 14°C e 26°C. 

Nesta semana, estão previstas chuvas nas regiões Norte e Sul. “Na região sul, os acumulados de chuva deverão ficar concentrados principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com totais variando entre 20 e 100 mm. Há possibilidade de chuva localizada no Paraná, porém, com volumes inferiores”, afirma o instituto.

saiba mais

Inpe admite que satélite de referência que registra focos de calor "ultrapassou muito" vida útil

 

Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de ausência de chuva ou apenas chuva fraca e isolada. As precipitações devem ser isoladas e com baixo volume no Nordeste. Enquanto isso, no Norte, deve chover mais no noroeste do Amazonas e em Roraima.

Recorde em São Paulo

 

O calor mais intenso virá entre quarta (30/9) e sexta-feira (1/10), quando as máximas serão ainda mais altas, informa a Metsul. Há previsão de máximas de 41ºC a 44ºC para o interior de São Paulo, especialmente em áreas perto de Goiás e Mato Grosso do Sul. Para parte do MS, o indicativo é de máximas de 43ºC a 45ºC na segunda metade da semana. 

"Com base nas temperaturas máximas que se projeta para esta semana, a MetSul acredita que o ranking das maiores máximas da cidade de São Paulo será reescrito e ainda com a possibilidade de uma nova máxima absoluta da capital paulista desde o começo dos registros no Mirante de Santana, em 1943", projeta.

saiba mais

Em dois anos, queimadas durante período de proibição quase triplicam no Mato Grosso

 

 

As máximas projetadas chegam a 41ºC a 43ºC para o sul de Goiás e na área mais ao Oeste do Triângulo Mineiro. Uberlândia (MG) pode ter 38ºC na quarta-feira e até 41ºC no sábado.

O Sul do Brasil também sofrerá os efeitos do calorão, especialmente o noroeste e o norte de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Máximas acima de 40ºC devem ser esperadas no oeste e no norte paranaense.
Source: Rural

Leave a Reply