Skip to main content

(Foto: Gabriel Zapella/Arquivo Pessoal)

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) reforçou o alerta para que não sejam abertos os pacotes nem utilizadas sementes de origem desconhecida ou não solicitada. Em nota, a pasta recorda que a importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas e doenças no país, além de causar prejuízos econômicos.

“Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o Ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente”, diz o comunicado.

saiba mais

Governo brasileiro investiga remessa de sementes ilegais da China para quatro Estados

 

O Mapa acrescenta que, caso alguém, eventualmente, tenha aberto o pacote e plantado a semente, também deve comunicar as autoridades para que seja providenciado o recolhimento do material. Em nenhum dos casos, o cidadão que recebeu o material estará sujeito a penalidades, explica a pasta.

Os alertas do Ministério começaram a ser feitos depois de relatos de recebimento de pacotes de sementes de procedência desconhecida, aparentemente da China. De acordo com a pasta, as recomendações em relação ao material sem procedência confirmada vale para pacotes provenientes de qualquer parte do mundo.
Source: Rural

Leave a Reply