Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

No ano em que o mundo parou, a Expofeira Pelotas manterá viva a tradição de quase um século em um formato inédito. De 5 a 12 de outubro, a programação da 94ª edição será por meio de uma plataforma que simula o parque Ildefonso Simões Lopes, sede da Associação Rural de Pelotas, que está prestes a completar 122 anos.

“O visitante terá uma experiência parecida com a que tem todos os anos na feira: poderá participar das atividades, fechar negócios, interagir com outras pessoas e visualizar de perto os animais. Mas, desta vez, de forma virtual. Estamos preparando o maior evento digital do sul”, diz o presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez.

saiba mais

Drive-thru estreia na Expointer e anima agricultura familiar após perdas com a pandemia

 

Os julgamentos e leilões de animais serão realizados presencialmente no parque, em respeito às medidas de restrições sanitárias decretadas pela Prefeitura de Pelotas, e transmitidos ao vivo pelo site da feira. Já a Conferência Rural da Zona Sul será em formato de lives, com mais de cem atividades programadas.

A Expofeira Pelotas reúne representantes de 14 cadeias produtivas. O evento é conhecido nacionalmente por promover o encontro entre produção, mercado, pesquisa e tecnologia. A edição do ano passado atraiu 70 mil pessoas e teve faturamento recorde de R$ 40 milhões com a venda de animais, máquinas, produtos e serviços.

saiba mais

Sem feiras presenciais, setor de máquinas investe em grandes lançamentos digitais

 

 

Palestra com Mourão

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

Outra novidade desta edição é o ciclo de palestras Momentos Master, aberto ao público, que debaterá o agronegócio no Sul e terá convidados ilustres do setor e da política. Um deles é o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que dará início à programação às 17h da próxima segunda-feira (5/10), com o tema “Desafios do Agro Brasileiro”.

Às 18h30, o pesquisador da Embrapa Evaristo Miranda falará sobre “Mitos e fatos sobre a sustentabilidade agropecuária no Brasil”. Em seguida, o publicitário Nizan Guanaes discutirá “Comunicação e Marketing para o Agronegócio: como ser efetivo?”, seguido pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que debaterá o “Agronegócio nacional: como consolidar seu protagonismo nas próximas décadas”.

saiba mais

De atendimento remoto a feiras virtuais, pandemia acelera digitalização do agro brasileiro

 

Na terça-feira (6/10), às 18h, os temas serão “Agronomia e Ecologia: novas demandas do mercado”, com o agrônomo Xico Graziano; “Carnes: como o Brasil conquistou o mercado global de proteína animal”, com o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra; e “Sanidade: sua importância para consolidação dos mercados agropecuários”, com o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Márcio Rezende Evaristo Carlos.

Na quarta-feira (7/10), às 18h, o ex-ministro Alysson Paolinelli falará sobre “A trajetória do milho: do cultivo artesanal para a conquista do mercado internacional”; o diretor de Inovação do Mapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, sobre “Inovação tecnológica: prioridade para manter o crescimento da agropecuária”; e o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, sobre “Logística moderna: estratégias e desafios para o setor no Sul do Rio Grande do Sul”.

A programação especial termina na quinta-feira (9/10), a partir das 18h, quando o presidente da Braspel Bioenergia, Luiz Eduardo Batalha, encerra a mesa digital com o tema “Oportunidades para o desenvolvimento do Pampa”.

(Foto: Divulgação)

 

saiba mais

Mercado de leilões de gado migra para o virtual e vendas superam a casa dos milhões

 

 

Drive-thru e outras atrações

Pela primeira vez, a Feira da Agricultura Familiar comercializará seus produtos através de um e-commerce e também presencialmente por meio de drive-thru, que será instalado ao lado do pavilhão Jorge Gertum. A feira ocorrerá de 9 a 12 de outubro, com 20 expositores da agroindústria e do artesanato.

Veja, a seguir, algumas outras atrações da Expofeira:

Startups

Além disso, o evento abrirá espaço para debates como o Agroideias, que apresentará startups focadas na cadeia do agronegócio no dia 6 de outubro. O objetivo é estimular o encontro entre empreendedores e novos mercados.

Arroz

Já o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoverá seminários sobre os desafios da cadeia produtiva entre 5 e 7 de outubro, sempre às 20h30. Os temas dos encontros serão integração entrer lavoura e pecuária, alternativas para a soja na estiagem e perspectivas da safra de arroz 2020/2021.

saiba mais

Tecnologia impulsiona vendas e auxilia trabalho no campo em meio à pandemia de Covid-19

 

Florestas

A Associação Gaúcha de Produtores de Florestas Plantadas (Agaflor) reunirá autoridades em duas lives. No dia 5 de outubro, às 9h, o tema será “Novas perspectivas para as florestas plantadas”, com o senador Luiz Carlos Heinze, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Shwanke, o diretor da Indústria Brasileira de Árvores, José Carlos Fonseca Júnior; e o diretor da empresa Seta e presidente do Conselho da Ageflor, Diogo Leuck.

No dia 9 de outubro, às 9h, o debate terá assunto “Destravando o crescimento das florestas plantadas no RS”, com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Artur Lemos Júnior, o diretor da CMPC RS, Maurício Harger, e o presidente da Ageflor, Paulo César Azevedo.

saiba mais

Produtores contam como pandemia acelerou e fortaleceu uso da tecnologia no campo

 

Arte na Rural

Em sua 5ª edição, o Arte na Rural lançará um leilão virtual de arte, marcado para 8 de outubro, às 20h30. Serão ofertadas obras dos artistas regionais Alexandre Letnin, Helena Pinto Ferreira, Carla Thiel, Mario Schuster, David Conde, Patrícia Winkler, Débora Blank, Paulo Rossi, Duda Gonçalves, Ronaldo Fossati, Georges Conde, Stela Terra, Gordo 17, Vivian Herzog, Harly Couto e Zeca Nogueira. O catálogo com as peças estará disponível no site.

Agenda de leilões

6/10 – 19h – 22º Leilão Montana – RS – Knorr Leilões

7/10 – 19h – 3º Remate Angus Recalada – Knorr Leilões

8/10 – 18h – Genética em Dose Tripla – Knorr Leilões

9/10 – 18h – Remate Santa Eulália – Knorr Leilões

10/10 – 15h – Leilão Pônei – Pedro Mancha Leilões

10/10 – 19h – 11º Remate Hereford da Fronteira – Casarão Remate

11/10 – 17h – Só Angus – Casarão Remates
Source: Rural

Leave a Reply