Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (28/9) no site da Globo Rural.

Mudanças em regras ambientais

 (Foto: Thinkstock)

 

Duas das quatro resoluções com regras ambientais derrubadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nesta segunda-feira (28/9) têm relação direta com o agronegócio. Uma delas facilita o licenciamento de projetos de irrigação e outra passa a permitir a incineração de resíduos de agrotóxicos em fornos para a produção de cimento.

Pressão sobre poluentes de veículos

 (Foto: Agência Brasil)

 

O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação para que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presidido pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não mude o cronograma para adoção de novas regras sobre emissão de poluentes em veículos automotores, prevista para entrar em vigor em 2022.

Liderança feminina no Mercosul

 (Foto: Divulgação)

 

A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Cristina Vendramini, foi eleita presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM). Ela será a primeira mulher a comandar a entidade sul-americana. Também é a única a integrar o novo corpo diretivo da entidade para o biênio 2020/2021.

Exportação de ovos para o México

 (Foto: Globo Rural)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) anunciou nesta segunda-feira (28/9) que o Brasil foi habilitado a exportar ovos para o México. A autorização foi emitida na última semana pelo Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (Senasica) do governo mexicano e vale para produtos processados em território brasileiro.

"Aumento silencioso" de impostos

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

Representantes do agronegócio de São Paulo afirmam que a administração de João Doria está promovendo um “aumento silencioso” de impostos de produtos essenciais, o que, na visão deles, contradiz uma política de tributação diferenciada que vem sendo adotada há anos pelo Estado. Manifesto divulgado pelo Fórum Paulista de Agronegócios critica a reforma fiscal enviada pelo Executivo paulista à Assembleia Legislativa.

Fretes de arroz em alta

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

O aumento na demanda e no preço do arroz tem se refletido no transporte de cargas. Levantamento da Cargo X, marketplace de fretes que atende 10 mil embarcadores, 20 mil empresas de transportes e 400 mil caminhoneiros, aponta que o carregamento do grão cresceu 58% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

Preço da soja em disparada

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Os baixos estoques no Brasil e o dólar valorizado mantêm firmes os preços domésticos da soja em grão, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). A cotação da oleaginosa fechou a R$ 150,86 pela saca de 60 quilos na quinta-feira (24/9), pouco abaixo do recorde de R$ 153,40 registrado em 31 de agosto de 2012. 

Greve nos portos da Argentina

(Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

 

Um movimento de greve dos trabalhadores portuários da Argentina interrompeu os embarques de grãos do país nesta segunda-feira (28/9). A paralisação, segundo o sindicato da categoria, durará 24 horas e foi anunciada após uma reunião com o Ministério do Trabalho argentino, no fim de semana, terminar sem acordo entre as partes.

Prorrogação de medidas do ICMS

 (Foto: Thinkstock)

 

Um manifesto assinado por mais de 40 entidades representativas de diversos segmentos da agropecuária pede a prorrogação dos convênios 52, de 1991, e 100, de 1997, relativos ao ICMS e benefícios tributários, que vencem no próximo dia 31 de dezembro. A solicitação é feita em um ofício destinado a prefeitos e governadores e enviado pelo Instituto Pensar Agropecuária (IPA).
Source: Rural

Leave a Reply