Skip to main content

(Foto: Moskow/GovRJ)

 

A primavera começa com expectativa de aumento na venda de flores no Rio de Janeiro. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura é de um aumento de 60% no consumo na estação, o que ajudará a recuperar o ano difícil que o setor atravessa em função da pandemia.

O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de flores do país, com mais de 900 produtores. "O setor é extremamente importante para a economia do Estado, gera emprego, renda e apresenta um potencial enorme de crescimento", diz o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

saiba mais

Pandemia de Covid-19 causa perdas milionárias e colapso no setor de flores do Brasil

 

Entre as principais regiões produtoras de flores no RJ, destaque para a Região Serrana, com a floricultura de corte e clima temperado, e a Região Metropolitana, com a produção de flores tropicais de corte e plantas ornamentais. Juntas, elas concentram mais de 80% dos produtores.

"Nesta época do ano, ocorre a criação e renovação de jardins elaborados. Por isso é que há uma perspectiva no aumento de venda tanto de planta ornamentais quanto de flores", observa a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias.

saiba mais

4 flores coloridas e resistentes para plantar em casa no inverno

 

Financiamento

Para amenizar os problemas do setor, o Estado disponibilizou um fundo emergencial com crédito a juros mais baixos para o custeio da lavoura. Até agora, 17 municípios foram contemplados com o financiamento, com 125 contratos deferidos e mais de R$ 1,3 milhões em recursos.

"Os funcionários estão envolvidos diretamente na relação com os produtores, elaborando as propostas, transformando em projetos e dando assistência técnica nas propriedades rurais beneficiadas", destaca a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos.
Source: Rural

Leave a Reply