Skip to main content

(Foto: Agência Brasil)

 

Composta por 50 organizações não governamentais e movimentos sociais brasileiros, o Observatório do Clima disse que o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU foi um "novo delírio" e "expôs o país de forma constrangedora".

Em nota, a organização afirmou que Bolsonaro "confirmou as preocupações dos investidores internacionais que pensam em sair do Brasil". Também observou que, "ao negar simultaneamente a crise ambiental e a pandemia, o presidente dá a trilha sonora para o desinvestimento e o cancelamento de acordos comerciais no momento crítico de recuperação econômica pós-Covid".

saiba mais

"Somos vítimas de uma brutal campanha de desinformação", diz Bolsonaro na ONU

Campanha contra crimes ambientais que critica governo Bolsonaro irrita agronegócio

 

Para o Observatório do Clima, o discurso do presidente não foi voltado à comunidade internacional, mas sim aos seus eleitores. "Não teve o objetivo real de prestar esclarecimentos sobre a situação do Brasil a parceiros comerciais e consumidores preocupados, muito menos de propor uma visão de país, como era a tradição, mas de combater a realidade e inventar inimigos imaginários".

A nota diz ainda que Bolsonaro "usou a tribuna das Nações Unidas para fazer campanha à reeleição". “Ao arrasar a imagem internacional do Brasil como está arrasando nossos biomas, Bolsonaro prova que seu patriotismo sempre foi de fachada”, diz Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

(O presidente ) Acusou um conluio inexistente entre ONGs e potências estrangeiras contra o país, mas, ao negar a realidade e não apresentar nenhum plano para os problemas que enfrentamos, é Bolsonaro quem ameaça nossa economia. O Brasil pagará durante muito tempo a conta dessa irresponsabilidade. Temos um presidente que sabota o próprio país

Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima

 
Source: Rural

Leave a Reply