Skip to main content

(Foto: Fernando Dias/Expointer/Divulgaçãõ)

 

Mais de mil animais vão estar presencialmente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), para a Expointer Digital 2020 – edição híbrida da feira gaúcha que começa no próximo sábado (26/9) e vai até 4 de outubro.

Mas a organização informou que, devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano o Desfile dos Campeões será substituído pelo Desfile Oficial da Expointer, marcado para o dia 3 de outubro.

saiba mais

Expointer é confirmada para fim de setembro com eventos presenciais e virtuais

 

Segundo o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, participam desta edição 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper. Haverá, ainda, 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil, 74 bovinos de leite da raça Holandês e 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.

“Os ovinos serão avaliados de 28 de setembro a 1° de outubro. Os bovinos de corte e de leite serão analisados pelos juízes no dia 2 de outubro. As provas dos equinos começam um dia antes da feira (25/9) e vão até 4 de outubro. Porém, há animais que participarão apenas para representar a raça, como Charolês e Devon, sem passar por julgamentos. Já a final do Freio de Ouro será disputada em 27 de setembro”, afirma Lamachia.

saiba mais

Sem feiras presenciais, setor de máquinas investe em grandes lançamentos digitais

 

Segundo ele, além da Feira de Animais e do Freio de Ouro, ocorrerão julgamentos e provas de desempenho das raças Árabe e Quarto de Milha, leilões digitais e presenciais, Campeonato Domados do Pampa (para os cavalos Árabe) e o Congresso Brasileiro de Laço Técnico e de Laço Comprido (para os cavalos Quarto de Milha).

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, a Expointer Digital é uma "solução inovadora" diante dos obstáculos da pandemia. "Este número expressivo de animais mostra que os produtores gaúchos estão ao nosso lado para fazer história em um evento tão inovador”, afirma.
Source: Rural

Leave a Reply