Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (18/9) no site da Globo Rural.

Polêmica sobre Guia Alimentar

(Foto: Reprodução)

 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação extrajudicial para o Ministério da Agricultura pedindo esclarecimentos sobre o posicionamento da pasta sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. O motivo, segundo o instituto, é que ausência de "motivação baseada em interesse público", bem como "de evidências científicas suficientes, de fundamentações legais e técnicas".

Na quinta-feira (17/9), o Ministério da Agricultura admitiu estar discutindo internamente mudanças no Guia Alimentar, mas negou ter enviado ofício ao Ministério da Saúde pedindo sua revisão.

Bolsonaro minimiza queimadas no Pantanal

 (Foto: Alan Santos/PR)

 

Em visita a Sorriso (MT) nesta sexta-feira (18/9), o presidente Jair Bolsonaro voltou a enaltecer a participação do agronegócio na manutenção da economia durante a pandemia. Mas, ao discursar, ele não comentou sobre as queimadas que assolam o Estado, principalmente o Pantanal. Bolsonaro participou de evento na cidade para entrega de cerca de 1.800 títulos de propriedade rural a agricultores familiares.

Indícios criminosos de incêndios

 (Foto: José Medeiros/Globo Rural)

 

A Polícia Federal (PF) e órgãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão investigando as origens dos incêndios na região do Pantanal. Na região de Barão de Melgaço (MT), peritos apontaram que um incêndio foi causado pela queima intencional de vegetação desmatada para criação de área de pasto para gado.

Fumaça de queimadas

 (Foto: Jaqueline Fontes)

 

A fumaça provocada pelos incêndios no Pantanal está se espalhando por boa parte do Brasil, conforme mostram os satélites do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apesar de o bioma compreender apenas Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a fumaça também já está sobre os territórios de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e parte de Paraná e São Paulo.

La Niña e o preço da soja

(Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

A oferta global de soja está prestes a ficar ainda mais restrita com a chance de La Niña, que pode prejudicar a produção. O fenômeno climático contribuiria para dar maior impulso para a oleaginosa, que já teve um crescimento significativo nas cotações com o aumento da demanda da China, indicam analistas.

Carga de melão brasileiro na China

 (Foto: Abrafrutas)

 

A primeira carga de melão brasileiro destinado à China chegou nesta sexta-feira (18/9), ao aeroporto de Xangai, considerado um dos centros comerciais mais importantes do país asiático. O acordo para a exportação de melão para a China havia sido firmado em novembro do ano passado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, em Brasília, durante a cúpula dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecida como BRICS.

Gafanhotos devoram frutas no MT

 (Foto: Associação de Moradores de Quintas do Bandeira/Divulgação)

 

Pequenos produtores de frutas e hortaliças têm acumulado prejuízos desde agosto com ataques de gafanhotos em propriedades rurais nas redondezas de Cuiabá (MT). Mas, quase um mês depois de relatarem o problema, ainda esperam por ajuda.

Demanda mantém preços do frango

(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

 

As demandas internacional e doméstica pela carne de frango seguem firmes, segundo monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Do lado da oferta, pesquisadores indicam que o setor vem operando com produção controlada há alguns meses.

Rede de bancos de alimentos

 (Foto: Divulgação)

 

O governo federal anunciou a criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. O objetivo é diminuir o desperdício de alimentos e garantir o direito à alimentação adequada. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (18/9) no Diário Oficial da União.

Maracujá-alho e tremores do mal de Parkinson

(Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Estudo desenvolvido por Embrapa, Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Federal do Ceará (UFC) comprovou os efeitos do maracujá-alho para reduzir tremores similares aos do mal de Parkinson e de outros distúrbios relacionados à coordenação motora e ao sistema nervoso central. O estudo abre caminho para produção de alimentos funcionais e fitoterápicos.
Source: Rural

Leave a Reply